top of page

12º Prêmio da AMM: Divinópolis, Guimarânia, Extrema e Montes Claros foram os vencedores de 2024. Um fim de tarde de suspense, emoção e sentimento de missão cumprida no 39º Congresso AMM no Espominas


O 39º Congresso Mineiro de Municípios se encerrou nesta quarta-feira (5 de junho), em clima de festa com a entrega do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, no grande evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte.


Para a premiação, foram selecionados três projetos de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.


No eixo Assistência Social, o vencedor foi o projeto “Construindo pontes e edificando vidas, um novo modelo de serviço de acolhimento em república”, de Divinópolis.


O prêmio foi entregue à vice-prefeita, Janete Aparecida Silva Oliveira.

No eixo Cultura, o prêmio “Acolher, partilhar, conhecer e reconhecer: inclusão e

cultura como prática da gestão municipal”, de Guimarânea, foi vencedor e a premiação entregue ao prefeito, Adílio Alex dos Reis, e ao secretário municipal de cultura e turismo e meio ambiente, Tony Rodrigues.


No eixo Esporte, a prática “Esporte para todos”, de Extrema, recebeu a premiação, que foi entregue ao prefeito, João Batista da Silva, e ao secretário de esportes Edmundo Lopes da Silva e ao diretor de esportes, Diego Godoy.


No eixo Saúde, o projeto “Diretoria de qualidade da saúde: experiência inovadora do município de Montes Claros” foi o vencedor e a premiação entregue ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães.


A equipe técnica do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal divulgou os 12 finalistas da edição de 2024, no dia19 de abril, de um total de 243 projetos enviados pelas prefeituras de Minas Gerais.


Foram selecionados três projetos de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. As visitas “in loco” para avaliação dos finalistas aconteceram de 8 de abril e a 10 de maio.  


Conheça os finalistas

que receberam menção honrosa


EIXO ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Diamantina – Projeto Caravana Cadastro Único: Conhecer para Incluir

Itabira – Implantação dos programas “Facilita” e “Facilita Trabalho”, por meio da Política Pública Municipal de Combate à Pobreza e Geração de Renda


EIXO CULTURA:

Patrocínio – Programa Arte Viva

São Sebastião da Bela Vista – Festival da Luz


EIXO ESPORTE:

Itaúna – Incentiva Itaúna

Rio Piracicaba – Frutos Do Esporte


EIXO SAÚDE:

São Gotardo – Medida Certa: Grupo de Acompanhamento Nutricional


Corinto – Atendimento à Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista e sua família na Atenção Básica juntamente com a equipe Emulti do município de Corinto


A premiação oferecida visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.


O coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy, explica que a responsabilidade pela atribuição do Prêmio recai sobre a Comissão Avaliativa, composta por membros representantes da AMM e órgãos do Governo Estadual, além de instituições acadêmicas ou parceiras. Todos os integrantes são profissionais experientes na área de gestão pública municipal.


“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, incumbidos de analisar minuciosamente o processo de implantação e operação da prática de gestão submetida pela prefeitura ao prêmio.


Essa análise é realizada com base nas informações fornecidas no projeto da Prática de Gestão, exigindo-se um olhar crítico e aprofundado”, destaca Guilherme.


Os municípios premiados em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), para dois servidores do município, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.


Sobre o Prêmio

Cumprindo a missão de impulsionar os municípios para a gestão eficiente, a AMM criou o Prêmio, em 2010, com o desafio de envolver a administração pública municipal na abertura de novos caminhos por meio da divulgação de práticas que foram bem-sucedidas, em municípios de todas as regiões de Minas Gerais.


O prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.


Congresso

Promovido anualmente pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos renomados para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e às eleições municipais.

留言


bottom of page