top of page

1/2

ACMinas e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico firmam parceria


Acordo prevê fortalecimento das empresas locais e recuperação econômica do comércio de BH.


O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas - ACMinas), José Anchieta Silva e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, acabam de assinar um termo de cooperação, por meio do Chamamento Público Laboratório Aberto, para a criação conjunta de soluções inteligentes para a economia na cidade.


Inicialmente, a parceria contará com a implementação e desenvolvimento de dois programas de capacitação propostos pela ACMinas, em parceria com o SEBRAE-MG: o “DNA Empreendedor” e o “Lapidar”.


Os programas têm como objetivo capacitar empreendedores de Belo Horizonte - por meio de cursos, oficinas, palestras e encontros temáticos em gestão empresarial e transformação digital das empresas locais - e identificar pontos de melhoria na gestão e criação de um ambiente favorável aos crescimentos dos negócios na cidade.


Com o início da parceria, a ACMinas deve criar também estratégias de atuação permanentes no atendimento aos cidadãos que frequentam a Sala Mineira do Empreendedor, localizada no BH Resolve.


"A ACMinas está muito feliz com essa aproximação com a Prefeitura. Quando encontramos na administração pública uma abertura ao diálogo, com uma conduta célere e propositiva, as oportunidades para grandes avanços surgem e queremos aproveitá-las", comenta José Anchieta da Silva.


Inicialmente, dois programas já realizados pela ACMinas participarão do Laboratório Aberto, em fase de testes e melhorias, a partir do ano que vem.


São eles:

DNA Empreendedor e Lapidar. Voltados para a qualificação de micro e pequenos empreendedores, os programas terão seus conteúdos adaptados para o perfil de público atendido pela PBH e serão realizados em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor.


Para o Secretário Adriano Faria, a contribuição será essencial para ampliar a eficiência do fomento ao empreendedorismo de Belo Horizonte.


"O poder público tem uma função importante na facilitação e orientação aos empreendedores. Porém, precisamos de entidades que respaldem e nos ajudem a qualificar essas ações com as visões que trazem do mercado.


O nosso desejo é que, por meio do Laboratório Aberto, o prisma de ações da ACMinas esteja ainda mais alinhado com o que estamos ofertando para a cidade", explica.


Sobre o Laboratório Aberto

O Laboratório Aberto é um chamamento público da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para trazer o que há de mais novo no mercado tecnológico para a capital mineira.


O edital possibilita parcerias entre a Prefeitura e empresas ou pessoas, para o desenvolvimento e implantação de tecnologias e práticas para a criação de soluções que possam tornar Belo Horizonte uma cidade mais inteligente, eficiente e inclusiva.


Criadores de tecnologias que apresentam possíveis soluções para desafios na cidade e que desejam implantar suas criações passam por um processo para avaliar a implantação do experimento.


Tecnologias de diversos lugares do mundo já foram aplicadas na cidade por meio dessa parceria, em prol do desenvolvimento inteligente de Belo Horizonte.


Crédito da foto:

Fábio Ortolan


Fonte:

Informações para a imprensa:

Hipertexto Comunicação Empresarial

Contato: Cilene Impelizieri

Cel: 31. 99404-0102 – cilene@hipertextoweb.com.br

bottom of page