Aeroporto Inter. de BH é eleito o melhor do país entre os terminais com + de 10 milhões/passageiros.

Em Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao primeiro trimestre deste ano, aeroporto ficou em posição de destaque

Belo Horizonte, maio de 2020 – O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, segue em posição de destaque entre os melhores do Brasil.


Em Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao primeiro trimestre de 2020, o terminal ficou em primeiro lugar na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano.


O levantamento é realizado pelo Ministério da Infraestrutura e foi divulgado nesta semana. Conforme os resultados, a nota geral do aeroporto alcançou 4,45 (em uma escala de 0 a 5), enquanto a média obtida pelos demais aeroportos da categoria chegou a 4,31.

Este ano, a pesquisa passou por uma revisão de sua metodologia, com a mudança na classificação de alguns aeroportos.


Com isso, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que alcançou movimentação de mais de 11 milhões de passageiros em 2019, passou da categoria de 5 a 15 milhões de passageiros/ano para a categoria de aeroportos que processam mais de 10 milhões de passageiros/ano.

A coleta de dados relacionados à satisfação do passageiro consiste na realização de entrevista presencial nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados


O entrevistado deve avaliar um total de 17 indicadores atribuindo de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a pior nota possível e 5 a melhor nota. Ao fim do questionário, o passageiro ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto.

No caso do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em 13 indicadores, a nota foi maior que a média geral e a média da categoria. Em facilidade de desembarque no meio-fio, por exemplo, o aeroporto obteve o primeiro lugar com 4,66.


O aeroporto também ficou em primeiro lugar no transporte até o aeroporto (4,02), processo de check-in (4,58), inspeção de segurança (4,54), controle migratório (4,76), controle aduaneiro (4,71), estabelecimentos de alimentação (4,27), estabelecimentos comerciais (4,31), localização e deslocamento (4,41), conforto da sala de embarque (4,31), disponibilidade de tomadas (3,93), sanitários (4,36) e limpeza geral do aeroporto (4,65).

Para Douglas Gameiro, gestor de Segurança e Processos Integrados da BH Airport, o resultado registrado na pesquisa mostra que o aeroporto está sempre em busca de oferecer a melhor experiência a passageiros e visitantes.


“O primeiro lugar na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros por ano é reflexo das diversas iniciativas que são realizadas a favor da comodidade e conforto das pessoas que passam por aqui.


Neste momento delicado vivido pelo país, com a pandemia do novo coronavírus, redobramos a atenção com a segurança e o bem-estar dos passageiros e seguimos protocolos internacionais para esse tipo de situação”, conclui.

Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo.


Além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.