1/2

Aeroporto Internacional de BH recebe 150 toneladas de insumos para teste de Covid-19





A operação, que promete ser a maior do Brasil, finalizou sua primeira fase na última quinta-feira, com a importação de 19 toneladas do material

O Hub Logístico Multimodal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio de seu Terminal de Cargas, segue em constante movimento, sobretudo no que diz respeito ao recebimento de cargas da área da saúde.


Até o final deste mês, cerca de 150 toneladas de insumos para teste de Covid-19 deverão desembarcar no terminal. Essa será a maior operação de importação desse tipo de carga no Brasil.


Na última quinta-feira (10), parte da carga, cerca de 19 toneladas, chegou em avião cargueiro, vindo da Índia, e novos desembarques devem acontecer ao longo desta semana.

Ao chegar no Terminal de Cargas, os insumos são cuidadosamente armazenados em câmara fria para que seja mantido o controle de temperatura.


No espaço ainda é possível contar com o acompanhamento de um técnico farmacêutico dedicado a cuidar dos produtos do segmento de ciências da vida, o que garante a qualidade e a integridade dos produtos durante todo o período de armazenagem.


Caroline Reis, coordenadora do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, explica que o trabalho no Terminal de Cargas do aeroporto é feito de forma segmentada e apresenta soluções logísticas customizadas, seguindo os requerimentos e necessidades de cada setor.


Com isso, atende de forma eficiente diversas indústrias. Dentre elas: a de eletrônicos, energia renovável e limpa, química, de equipamentos hospitalares, insumos e produtos farmacêuticos sendo, os três últimos, do segmento de Ciências da Vida.

“Somos o único recinto alfandegado do Estado de Minas Gerais que possui o certificado de Boas Práticas de Armazenagem emitido pela Anvisa.


Nossa missão é garantir a qualidade dos produtos que passam pelo nosso Hub, armazenando-os de acordo com os requerimentos necessários, monitorando todas as etapas e auxiliando no planejamento de distribuição dos insumos”, ressalta.

Marcos Antônio Mandacaru, diretor Comercial da BH Airport, reforça que o aeroporto está sempre em busca de oferecer as melhores soluções aos clientes, o que fortalece o seu papel como hub.


“O Terminal de Cargas está preparado para ser um parceiro logístico do setor de ciências da vida como um todo e compõe o Hub Logístico Multimodal.


Nesse sentido temos também o Aeroporto Industrial que é uma área alfandegada que está sendo trabalhada para ser um apoio importante para todos os setores de fármacos, biotecnologia e saúde em geral”, conclui.

Aeroporto é certificado pela ANVISA

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por atender as Boas Práticas de Armazenagem e cuidados com cargas especiais, do segmento de Ciências da Vida, conforme diretrizes da Resolução 346/02.


A certificação comprova que o Terminal de Cargas cumpre todos os requisitos para receber produtos sob a anuência da instituição, reforçando a qualidade no tratamento destes produtos, principalmente, no atual momento de pandemia do coronavírus.


A certificação reforça os padrões do aeroporto em oferecer serviços de qualidade, eficientes e customizados, propondo soluções logísticas integradas para o mercado.

Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.