Artigo Especial. Presidente da Siamig economista Mário Campos escreve sobre o "Etanol: um século de inovação brasileira na descarbonização dos transportes."
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Autor: Mário Campos
Presidente SIAMIG Bioenergia
e Bioenergia Brasil
Há mais de um século, o Brasil constrói uma trajetória pioneira na descarbonização dos transportes por meio do etanol, com experiências desde os anos 1920 e consolidação a partir do Proálcool, em 1975, em resposta à crise do petróleo.
Após desafios de abastecimento no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, o biocombustível voltou a ganhar protagonismo com a chegada dos veículos flex, em 2003, tornando-se uma solução escalável e de rápida adoção para reduzir emissões no curto e médio prazos.
Nos últimos anos, o etanol passou a integrar de forma estruturada a agenda ambiental e industrial, impulsionado por investimentos, evolução regulatória e aumento gradual da mistura na gasolina, além da convergência com a eletrificação por meio de híbridos flex.
Com marcos como RenovaBio, Mover e a Lei combustível do Futuro, e com a diversificação da oferta, incluindo o avanço do etanol de milho, o setor projeta expansão da demanda e novas aplicações, como SAF para aviação e usos no transporte marítimo, consolidando o etanol como molécula central de uma transição energética integrada e competitiva.
Fonte: Gerência de Comunicação e Marketing - SIAMIG Bioenergia
19 de fevereiro de 2026











Comentários