AUTOMÓVEL CLUBE completa 100 ANOS com festa e revitalização. Criado em 1925,numa época que o carro representava dinheiro e poder, o Automóvel Clube de MG chega aos 100 anos com uma intensa programação
- joaocarlosamaral

- 27 de jan.
- 3 min de leitura

Novo presidente do Automóvel Clube é o empresário Ragheb Hamade Filho (fotos divulgação AC/MG))
PASSADO
Entre 1925 e 1929, o Automóvel Clube ocupou o Palacete Dantas, na Praça da Liberdade (região Centro-Sul).

DEPOIS
Desde então, a Associação tem sede no icônico prédio da avenida Afonso Pena, 1.394, na esquina com a avenida Álvares Cabral (hipercentro da Capital).
ARQUITETO
A construção de quatro andares, em estilo eclético, foi projetada por Luis Signorelli.
O arquiteto é responsável, entre outras obras na Capital, pelos projetos da antiga Secretaria de Segurança Pública, atual Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); e da residência da família Borges da Costa, atual Academia de Mineira de Letras.
TOMBAMENTO
A sede do Automóvel Clube foi tombada em 1988 e inscrita no Livro de Tombo de Belas Artes e Livro de Tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
1° EVENTO DE 2025
De acordo com o presidente do Automóvel Clube, Ragheb Hamade Filho, o primeiro evento será um coquetel para o descerramento da placa comemorativa de 100 anos, no dia 5 de fevereiro.
TERÁ PRE-CARNAVAL
Esse evento fechado, que deve contar com a presença do governador, abre uma série de grandes festas, a começar pelo pré-Carnaval, para 450 pessoas, no dia 22 de fevereiro.
BAILES
Ainda estão previstas a realização do baile do Dia dos Namorados, de uma festa junina e o grande Baile do Centenário, no dia 8 de novembro.
QUANFO MAIO CHEGAR
Mas é no mês de maio que vai acontecer um evento que deve entrar para o calendário cultural de Belo Horizonte.
ZEMA PRESIDENTE DE HONRA
“Começamos com a inauguração da placa convidando o governador que é, tradicionalmente, o presidente de honra do Automóvel Clube.
E esse será um ano intenso. Um dos eventos que mais gosto será um presente para a cidade.
VAI TER VESPERATA
Vamos fazer uma Vesperata como acontece em Diamantina. Vamos vender mesas com serviço na calçada e o show vai acontecer na Varanda.
E ainda teremos mais um show que eu ainda não posso dizer o nome do artista. A ideia é que essa vesperata possa se repetir todos os anos”, explica Hamade Filho.
RENDA
Além das mensalidades pagas pelos cerca de 470 sócios, o Automóvel Clube tem como renda o aluguel de espaços para festas, eventos sociais e corporativos e o aluguel para dois empreendimentos fixos: o Automóvel Club Poker e o Mina Jazz Bar.
REATAURANTE VIP
Além deles, o Restaurante do Automóvel Clube abre todos os dias para o almoço e em breve vai oferecer também jantar.
META É REVIVER
OA ANOS DOURADOS
Sempre frequentado pela alta sociedade da Capital, o Automóvel Clube testemunhou em seus salões ao longo do século passado, importantes decisões políticas e abrigou encontros -amistosos ou não – entre personalidades do mundo empresarial e político.
NO CHAMADO
"O MAID BRITÂNICO"
Governadores, presidentes da República e até membros da realeza inglesa riram, dançaram e até decidiram o futuro da nação no famoso endereço do hipercentro de Belo Horizonte.
ESVAZIAMENTO
O esvaziamento dos salões veio no fim do século 20, junto com a degradação e desvalorização do centro da cidade.
OBJETIVO AGORA
O objetivo agora é que o centenário marque o surgimento de uma nova época de ouro.
REVITALIZAÇÃO
Para que isso seja possível, o imóvel tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), precisa passar por uma revitalização que promova a sua usabilidade garantindo a proteção e preservação do patrimônio.
BUSCANDO PARCEIROS
“Não temos uma sede esportiva e todas as atividades são concentradas nesse prédio histórico que há mais de 40 anos não sofre nenhuma intervenção pesada.
Agora buscamos parceiros para fazer uma revitalização interna e externa.
PREVISÃO
O objetivo é que essa obra comece no ano que vem e a expectativa é que dure três anos.
No mundo inteiro o centro das grandes cidades está sendo revitalizado e nós queremos fazer parte dessa onda em BH”, pontua o presidente do Automóvel Clube,
Ragheb Hamade Filho











Comentários