Banco mineiro “SEMEAR” é eleito o segundo mais inovador do país


Banco mineiro é eleito o segundo mais inovador do país 


Acumulando premiações, instituição também comemora estar entre as maiores instituições financeiras em rentabilidade operacional

O Banco SEMEAR, recebeu na última terça-feira, prêmio de segunda Melhor Empresa na categoria Inovação no setor bancário.


O anuário, realizado por editorial nacional, visa fazer uma análise 360º da operação das empresas participantes. A Fundação Dom Cabral é responsável técnica pelos critérios e processamento dos dados e a Integratum Inteligência e Pesquisa de Mercado fez a condução da pesquisa e o processamento das informações.


”A premiação reforça que estamos no caminho certo em nossos esforços para evoluir nossa estrutura tecnológica para prover serviços com flexibilidade, escalabilidade e facilidade de implantação. Com a plataforma digital SEMEAR, o cliente tem acesso aos serviços bancários de forma rápida e segura”, revela o presidente do Banco SEMEAR, Roberto Azevedo.

O gestor acredita que a premiação também é reflexo de iniciativas voltadas à equipe e à cultura colaborativa. “Investimos no treinamento da equipe em metodologias ágeis; há 5 anos temos um departamento para fomentar inovações e há dois anos criamos um hub para apoiar e fomentar o desenvolvimento de startups”, conta.


No primeiro exemplo pontuado por Roberto, o foco foi estimular a equipe a pensar diferente e a desenvolver soluções, no hub batizado como Semear Innovation, o banco é responsável por incubar startups para utilizar a agilidade e a disrupção desses modelos na aceleração dos seus serviços. “Essa é uma forma de ajuda mútua do mercado. Todos ganham: as startups parceiras, o banco e o cliente”, afirma Roberto. O anuário apontou as melhores e maiores empresas do país, avaliadas em seis dimensões: desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro.  Roberto acredita que, promover treinamentos, capacitando cada vez mais a equipe e dando autonomia para decidir o que é melhor para o cliente cria um ambiente propício para inovar, sempre olhando a perspectiva do nosso. Os rankings são compostos por empresas campeãs em 27 setores da economia em cada uma das seis dimensões da pesquisa. Também foram selecionadas as 500 maiores empresas no país, os 100 maiores bancos e as 50 maiores seguradoras. Participaram da análise, empresas com receita líquida superior ou igual a R$ 200 milhões. No caso dos bancos, foram considerados os maiores por ativo. Essa é a segunda premiação de destaque do Banco SEMEAR em 2019. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição está listada entre os 100 maiores bancos no país, de acordo com anuário nacional que lista as mil maiores empresas de 25 setores.


No referido anuário, o SEMEAR aparece no ranking dos bancos pequenos e médios, ocupa a 12ª posição entre os de melhor rentabilidade operacional e o 10º lugar entre os mais rentáveis sobre o patrimônio.