Os resultados do monitoramento da água na bacia do rio Doce estão disponíveis para consulta no portal Monitoramento Rio Doce, que traz os mais de 3 milhões de dados gerados anualmente pelo maior sistema de monitoramento de cursos d’água do Brasil.
A informação é apresentada com gráficos e mapas, sendo possível fazer o download dos dados em planilhas de Excel, acesso aos relatórios, notas técnicas e links para sites relacionados.
Desde 2017, a bacia do rio Doce tem 92 pontos de monitoramento e 22 estações automáticas instaladas em mais de 650 quilômetros de rios e lagoas em dois estados e 230 quilômetros ao longo das zonas costeira e estuarina do Espírito Santo. Estações de monitoramento automático fornecem informação em tempo real.
Desde o início do monitoramento, os dados gerados são compartilhados com órgãos que regulam e fiscalizam as águas do Brasil e agora são disponibilizados de forma didática para acompanhamento do público geral.
O portal Monitoramento Rio Doce é uma ação do Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS), conduzido pela Fundação Renova sob supervisão do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA-PMQQS), ligado ao Comitê Interfederativo (CIF).
Comments