top of page

Brasília recebe exposição itinerante Brumadinho de Braços Abertos De 10 a 14 no Congresso Nacional








Depois de passar pelos mais importantes aeroportos do Brasil - de Confins e Santos Dumont - no Rio de Janeiro, chega ao Congresso Nacional a exposição que apresenta, em grandes painéis, as belezas e riquezas culturais, naturais e históricas de uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais.


A exposição vai ficar montada no saguão principal da Câmara dos Deputados do dia 10 a 14 de abri, e é aberta ao público

Buscando atrair turistas e divulgar os atrativos da cidade mineira, a exposição itinerante “Brumadinho de Braços Abertos” vai percorrer os mais importantes aeroportos do Brasil, depois de passar pelo Aeroporto Internacional de Confins em dezembro de 2022 e pelo Aeroporto Santo Dumont, no Rio de Janeiro, no início de março.


Por sua representatividade e simbolismo, em Brasília, de forma excepcional, ela será montada no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados.


A exposição é baseada no livro “Brumadinho de Braços Abertos”, que foi lançado em julho de 2022, durante o Festival de Inverno de Casa Branca, distrito turístico de Brumadinho.


A Exposição apresenta em grandes painéis fotografias captadas pelo fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, fotógrafo oficial do acervo e obras de seu avô, o arquiteto Oscar Niemeyer.


A exposição faz parte de um grande Projeto que tem o destino turístico da cidade de Brumadinho como personagem central, resgatando as belezas, tradições e raridades da cidade histórica mineira, que se recupera depois da tragédia do rompimento da barragem da Vale em 2019.


Vale lembrar que está em Brumadinho o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, que recebe anualmente turistas vindo de todas as partes do planeta.


Apresentada inicialmente no saguão de passageiros do Aeroporto Internacional de Confins, entre os dias 12 e 19 de dezembro de 2022, para viajantes nacionais e internacionais, a Exposição Brumadinho de Braços Abertos além de registrar os vários atrativos turísticos de Brumadinho, também mostra que a cidade está pronta para receber o turista em seus muitos atrativos e distritos, além do já consagrado museu de Inhotim.


Para o fotógrafo Kadu Niemeyer, foi uma “grande surpresa poder encontrar e registrar esse universo natural e histórico na cidade de Brumadinho. Depois do acidente ficou a imagem de ser uma cidade minerada, mas o que vimos lá foi bem diferente disso.


Uma cidade com belos monumentos históricos, naturais, o Parque do Rola Moça, o Inhotim, essas maravilhas todas que conseguimos fotografar e colocar nessa exposição que, de uma certa forma, vai dizer a todos que Brumadinho continua linda e a espera de todos”. Os próximos destinos da Exposição serão as principais capitais nacionais.


Ainda em abril a exposição vai para Brasília e será montada no Congresso Nacional. Os próximos destinos da exposição são os aeroportos de São Paulo; em maio Salvador, e Porto Alegre em junho.


A Exposição Brumadinho de Braços Abertos

Composta por 50 painéis de 1,4x1,00, emoldurados em vidro, Brumadinho de Braços Abertos apresenta imagens históricas, turísticas, belezas naturais, a forte tradição dos esportes radicais no município, a atividade mineraria, a presença marcante do folclore em Brumadinho, entre muitas outras fotografias feitas inicialmente para o livro homônimo.


Após o lançamento do livro, que causou grande comoção pelos atrativos registrados e apresentados, viu-se a necessidade de levar para o Brasil as imagens de rara beleza de Brumadinho, que continuam intocáveis e prontas para receber o turismo depois da tragédia de 2019.


Com forte vocação para o turismo radical, de aventuras, além do cultural, como já se registra em seus muitos distritos e no museu de Inhotim, Brumadinho busca agora chegar a um público cada vez maior e mais amplo, focada principalmente no turismo interno, responsável pela maior parcela de visitantes em Inhotim e nos festivais culturais da cidade.


A Exposição Brumadinho de Braços Abertos conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, EShow Promoções e a ONG Avabrum - Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de Brumadinho.


Fotos:

Kadu Niemeyer

texto:

Petrônio Souza

Jornalista e escritor


Serviço:

Exposição Itinerante Brumadinho de Braços Abertos

Local: Saguão Principal da Câmara dos Deputados


Abertura:

Dia 10 de abril, as 9h

Encerramento: 14 de abril

Entrada franca

Informações: 31 – 98265-5968

Comments


bottom of page