1/2

Brinquedoteca Itinerante chega ao Parque Estrela Dalva no domingo. Ação promovida pela Fundação CDL


Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDl/BH:

o projeto vai beneficiar mais de 3.200 crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.


Ação promovida pela Fundação CDL é gratuita e estimula

o protagonismo infantil e a convivência familiar

Neste domingo, 22, o Parque Estrela Dalva, localizado na região Oeste da capital, recebe a segunda parada da caravana Brinquedoteca Itinerante, da Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).


A ação é gratuita e será realizada das 10h às 14h. Na programação estão apresentações musical, teatro, contação de histórias, leitura e espaço de brinquedos.


Com o tema “O futuro se constrói brincando”, a Brinquedoteca Itinerante tem como principal objetivo promover, nas comunidades mais vulneráveis de Belo Horizonte, a promoção dos direitos da criança e do adolescente, por meio de atividades gratuitas que estimulem o brincar, a cultura, a arte, a leitura, o lazer, o protagonismo infantil e a convivência familiar.


O projeto vai beneficiar mais de 3.200 crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.


Até o mês de junho, a Brinquedoteca Itinerante será instalada em avenidas, praças públicas, parques e comunidades em oito (das nove) regiões de Belo Horizonte, sendo elas: Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste, Leste, Oeste e Barreiro. Ao todo, serão realizadas oito edições, beneficiando, a cada edição, mais de 400 crianças, de 0 a 12 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


A primeira edição foi realizada no dia 3 de abril, na Praça Santa Cruz, na Pedreira Prado Lopes, região noroeste.


Diversão além da Região Central

Belo Horizonte é uma capital com diversas programações culturais. Porém, estudos realizados por meio do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente e Jovem (2012), apontam carências de projetos culturais descentralizadas.


O levantamento mostrou que 90% das atividades culturais são realizadas na região Centro-Sul da cidade.


“Diante desses números, nos movimentamos para promover a cultura e o lazer para as comunidades em territórios descentralizados.


A Brinquedoteca Itinerante irá proporcionar a essas crianças acesso a espaços de criação, leitura e lazer que promovam o direito do brincar, fornecendo a elas a vivência e o acolhimento”, destaca o presidente da Fundação CDL-BH, Wilson Mayrink.


Campanha Erradicação do Trabalho Infantil

Durante as oito edições da Brinquedoteca Itinerante, a Fundação CDL-BH vai realizar campanhas de conscientização para a erradicação ao trabalho infantil.


Por meio de cartilhas, banners e peças gráficas em redes sociais, o objetivo principal da campanha é mostrar os impactos do trabalho infantil na vida das crianças.


“As atrações teatrais da Brinquedoteca Itinerante contará também com o reforço a mensagem de erradicação do trabalho infantil”, adianta Mayrink.


Brinquedoteca Itinerante Local: Parque Estrela Dalva – Avenida Costa do Marfim, 400 - Bairro Estrela Dalva Data: 22 de maio Hora: 10h às 14h Entrada: Gratuita Anexo fotos da última edição da Brinquedoteca. Crédito fotográfico: Divulgação CDL/BH - Alessandro Carvalho


Fonte CRISTINA REIS Assessoria de Imprensa

CDL/BH