DETALHE:
Os pórticos abrigarão em suas estruturas a Casa do Turista, com receptivos para visitantes da cidade, o Espaço Oscar Niemeyer, com fotos do arquiteto e suas obras mais importantes, e espaço para exposições, área de convivência e espaço para desenvolvimento de atividades educacionais e culturais.
HISTÓRIA
A cidade de Brumadinho, depois do acidente da Vale em 2019, tem buscado novas formas e iniciativas para promover, resgatar e valorizar seu turismo, sua cultura, sua história e seus atrativos naturais.
Cidade histórica de Minas e um dos primeiros vilarejos do Estado, bem mais antigo que Ouro Preto e Mariana, Brumadinho depois do sucesso nacional e internacional de Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, e toda uma ganha de investimentos, projetos e ações que o Museu trouxe para a cidade, busca agora na modernidade dos traços do arquiteto Oscar Niemeyer novos atrativos para o município, se consolidando assim como um importante destino turístico do Estado de Minas Gerais.
Como parte dessas ações, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, a prefeitura Municipal de Brumadinho, o Instituto Arte Brasil, o Instituto Oscar Niemeyer e a ONG Avabrum - Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de Brumadinho apresentam o Projeto Circuito Cultural e Casa do Turista Oscar Niemeyer, que começa a ser implantando nos próximos dias.
PÓRTICOS NAS DUAS ENTRADAS:
O Projeto envolve várias ações, sendo duas delas as construções de dois grandes pórticos nas entradas da cidades, desenhados por Oscar Niemeyer.
O primeiro será instalado na entrada de Brumadinho pela Rodovia Fernão Dias, e o outro no acesso pelo Parque do Rola Moça.
Os pórticos abrigarão em suas estruturas a Casa do Turista, com receptivos para visitantes da cidade, o Espaço Oscar Niemeyer, com fotos do arquiteto e suas obras mais importantes, e espaço para exposições, área de convivência e espaço para desenvolvimento de atividades educacionais e culturais.
Com traços modernos e leveza estética, bem ao estilo de Oscar Niemeyer, os pórticos terão grandes dimensões, sendo que o que dá acesso à rodovia Fernão Dias terá 47 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5.6 metros de altura.
ROLA MOÇA:
O que será construído na entrada do Parque do Rola Moça terá 36 metros de comprimento, 6 de largura e 5.6 de altura.
Verdadeiras obras de arte, os pórticos serão atrativos a mais para a cidade, se aliando ao modernismo do Museu de Inhotim e as igrejas e ao casario barroco tombados de Brumadinho.
O QUE DIZ O NETO
O neto de Oscar Niemeyer, Kadu Nimeyer, um dos idealizadores do Projeto, destaca que “os desenhos dos pórticos e seu projeto já estavam bem adiantados pelo Oscar e pelo Jair, que os fizeram inicialmente para a prefeitura de Niterói, o que não chegou a ser concluído.
Agora nós fizemos apenas a parte final dos projetos e suas adequações para a cidade de Brumadinho, que ganha duas obras inéditas de meu avô.
Vale lembrar que esse pórtico foi um projeto a quatro mãos, pelo Oscar e seu arquiteto de confiança, Jair Valera, que vai ser responsável pelas obras”.
O arquiteto Jair Valera trabalhou por décadas com Oscar Niemeyer e, além de coordenar as obras da Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, será o responsável técnico pelas obras dos pórticos de Brumadinho.
Texto:
Petrônio Souza Gonçalves,
jornalista
Informações e detalhes:
31 – 98265-5968
Fonte:
Cicero Yco
Presidente do Instituto
Arte Brasil.
Commentaires