Carnaval com arte: quando a rua vira tela. Inspirada na folia, exposição com vinte pinturas do artista Fernando Pacheco estão expostas no Aeroporto Internacional e nas Avenidas Sonorizadas.
- há 5 horas
- 3 min de leitura

🎭🎨 *Carnaval com arte:
quando a rua vira tela*
Inspirada na folia, exposição com vinte pinturas do artista Fernando Pacheco serão expostas no aeroporto de Confins e nas Avenidas Sonorizadas.
Belo Horizonte consolidou-se como um dos principais destinos de turistas durante o período do Carnaval.
A tendência é um aumento na procura pela cidade em 2026.

Aqueles que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Confins serão recebidos em ritmo de folia com a exposição “Carnaval Com Arte - Quando a Rua Vira Tela”, realizada pelo renomado e premiado artista mineiro FERNANDO PACHECO.

EXPO vai até 23 de fevereiro, ela traz vinte pinturas em acrílica sobre cartão, emolduradas com vidro, onde Pacheco trata o carnaval não de forma caricatural, mas de forma lírica e poética ✨, explorando a beleza na figuração.
Apesar de serem temáticas, as obras têm como elo a relação Pintura - Arte.

“Foi com alegria que criei essas pinturas para a maior festa popular do mundo 🎉.
Ainda mais que a BH de hoje lidera a alegria, com um dos melhores carnavais do país”, comenta Fernando Pacheco.
O pintor considera que os artistas do Carnaval, “de todos os gêneros de arte, se fazem presentes, através da música, teatro, dança e no meu caso, a pintura 🎨”.

Sobre a exposição, Fernando conta que criou “vinte pinturas que não são caricaturais ou apenas ilustrativas, mas conceitualmente, líricas, poéticas e que, fundamentalmente, propõe, no meio da alegria, a reflexão derradeira: Em que face está perdido o meu olhar?”.

O novo trabalho de Pacheco será exibido para além dos que passarem pelo BH AIRPORT.✈️
Milhões de foliões deverão encontrar as obras por vários pontos da cidade, através da exposição que será feita também nos totens que abrigam as caixas de som das Avenidas Sonorizadas.
EXPO ESTÁ NAS AVENIDAS
Elas estão presentes na Andradas, Amazonas e Brasil.
Painéis de LED instalados nestes locais vão proporcionar uma viagem pelo mundo artístico de Pacheco, no seu passeio pelo Carnaval 🌈.
A exposição “Carnaval Com Arte - Quando a Rua Vira Tela” é patrocinada pela Cemig ⚡ através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Como principal incentivadora cultural em Minas Gerais, a Cemig continua investindo e apoiando produções artísticas em diversas regiões do estado, contribuindo para preservar a memória e a identidade do povo mineiro.
Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
🖌️ Sobre o artista
Fernando Pacheco nasceu em São João Del Rei e tem o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, onde mora.
Expôs individualmente nos principais museus de todo o país (MAM, MAC e Pinacoteca – São Paulo; MAM e Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro; MAP – Belo Horizonte; etc).
Como artista, obteve 20 premiações e 45 distinções diversas 🏆.
A partir de 2011, o artista passou, a convite, longas temporadas entre Ásia e Oceania, onde produz pinturas e realiza exposições internacionalmente, expôs em museus, instituições oficiais ou galerias importantes nas cidades: Buenos Aires (Argentina); Santiago (Chile); Miami, Chicago e Nova York (EUA); Wellington e Auckland (Nova Zelândia)
Berlim (Alemanha); Madri (Espanha); Gaia (Portugal); Taipei (Taiwan); Atami, Kyoto e Tóquio (Japão); Hangzhou e Pequim (China).
SERVIÇO
🎭 Exposição: Carnaval Com Arte - Quando a Rua Vira Tela
🎨 Artista: FERNANDO PACHECO
📌 Onde: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins/MG e Avenidas Sonorizadas
📅 Período: De 09 à 23 de fevereiro de 2026
📞 Mais informações:
Nina Pacheco – (31) 99209-7030
Kerison Lopes – (31) 99162-6935
As obras da exposição passarão a pertencer ao acervo institucional da SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais).
































