top of page

CDL/BH: portugueses vão conhecer típico café da manhã mineiro. Dia 8 de setembro em Lisboa

A cozinha mineira é referência nacional de qualidade, sabor e originalidade e isso merece ser mostrado ao mundo” destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforçando, ainda que um dos objetivos desta recepção é celebrar Belo Horizonte, eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, e apresentar o potencial turístico da capital para Portugal.


No dia 8 de setembro, a CDL/BH promove no famoso hotel Tivoli Liberdade, em Lisboa, café para empresários e jornalistas lusitanos.


Copa Cozinha assina o menu

No dia 8 de setembro, o tradicional e charmoso Hotel Tivoli Liberdade, em Lisboa, será o cenário de um café da manhã tipicamente mineiro.


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) irá promover a ação para empresários e jornalistas portugueses, dentro da programação da missão “Minas para o Mundo, em Portugal”, realizada entre os dias 6 e 9 de setembro, em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil.


Os participantes vão degustar um delicioso café da manhã tipicamente mineiro reforçando a nossa tradição à mesa.


A cozinha mineira será revisitada de forma contemporânea e apresentada aos lusitanos em pratos como pão de mandioca recheado com requeijão, pão de queijo com queijo artesanal da Serra da Canastra, pão sovado com casquinha de queijo, casadinho de mandioca com goiabada, broa de cenoura com doce de leite artesanal, crocante de doce leite, melado feito com doce de rapadura de cana de açúcar líquida, preguiçosa de legumes. 


As chefs do Copa Cozinha serão as responsáveis por apresentar a gastronomia mineira no café oferecido pela CDL/BH. Maíra Sette, Cristina Gontijo e Julia Queiroz são especialistas em café da manhã, mesa posta e doces. 


“Queremos mostrar ao mundo que Minas Gerais vai além do fogão à lenha. Mantemos os pés na tradição, mas também estamos atentos às mudanças.


A cozinha mineira é referência nacional de qualidade, sabor e originalidade e isso merece ser mostrado ao mundo” destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforçando, ainda que um dos objetivos desta recepção é celebrar Belo Horizonte, eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, e apresentar o potencial turístico da capital para Portugal.

Minas para o Mundo, em Portugal

O Programa Minas para o Mundo foi iniciado em novembro de 2021, durante solenidade na Convenção dos Municípios Brasileiros, realizada no Hotel Dom Pedro, em Lisboa.


O objetivo foi apresentar o potencial turístico de Minas Gerais para empresas portuguesas e europeias do segmento, além de possibilitar a interlocução direta como feira de negócios, encontro com investidores e troca de experiências.


A edição 2022 é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), CDL/BH e Sebrae Minas. 


Neste ano, a programação inclui, além do café da manhã oferecido pela CDL/BH, manifestações culturais como a Caretagem de Paracatu, turnê da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o workshop “Minas Destino do Ano em Portugal”, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com o Visit Brazil Travel Association (VBRATA) e entidades públicas e empresariais.


A iniciativa pretende apresentar destinos mineiros e seus atrativos turísticos e culturais para agentes de viagens, operadores de turismo e imprensa internacional, em especial a de Portugal, e promover o intercâmbio de informações e negócios.


“Nosso Estado tem um enorme potencial turístico a ser explorado. Além da riqueza natural, possuímos um riquíssimo acervo histórico, arquitetônico e musical que precisa ser descoberto pelo mundo.


O objetivo é impulsionar o turismo e, consequentemente, impactar os setores de comércio e serviços”, afirma o presidente da CDL/BH.


Fonte:

Ascom/ CDL/BH





bottom of page