1/2

CDL. Vendas no varejo de BH crescem 25% na semana do Natal


Pesquisa realizada pela CDL/BH aponta que os empresários estão oferecendo descontos e atendimento de qualidade para atrair os consumidores. Lojas higienizadas e sem aglomeração são as mais procuradas pelo públicoO comércio da capital teve suas vendas aquecidas ao longo desta semana. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entre os dias 21 e 22 de dezembro, revela que para 25% dos comerciantes o fluxo de consumidores nas lojas foi mais intenso e a expectativa é que este crescimento se mantenha até amanhã, dia 24.

Como estratégia de aquecimento de vendas, 59,6% dos lojistas entrevistados afirmaram que criaram promoções. “Os consumidores estão em busca de preços atrativos. E, percebendo isto, os comerciantes da capital estão oferecendo descontos e atendimento de qualidade para atrair esse cliente”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Dentre as principais formas de pagamento, destaca-se a modalidade à vista no cartão de crédito. Esta vem sendo a escolha de 39,5% dos consumidores, segundo os empresários.


• O pagamento parcelado no cartão de crédito tem sido a opção de 38,5%, com uma média de três parcelas. Em seguida estão o cartão de débito (12,5%) e dinheiro (9,5%).

Comportamento do consumidor A pesquisa revela que, neste Natal, os consumidores estão buscando preço e um atendimento de qualidade. “Um bom serviço prestado garante não somente a satisfação do cliente, mas a fidelidade do público”, destaca Souza e Silva.


Outro ponto importante detectado pelo estudo é o incômodo dos clientes diante de lojas muito cheias. Para isso, a sugestão da entidade é que os colaboradores sejam orientados a realizar uma venda em tempo viável, sem promover aglomerações.


“Esse dado concretiza uma tendência antecipada pela CDL/BH em setembro: uma loja que oferece um ambiente seguro, higienizado, bem sinalizado e que respeita o limite de ocupação, certamente, terá mais sucesso em suas vendas. O consumidor também está priorizando a sensação de segurança para sua saúde”, analisa o presidente da CDL/BH.

Ainda de acordo com a pesquisa, é essencial que o comerciante esteja atento à jornada do cliente. “A loja física foi o local preferido dos consumidores para comprar, de acordo com a pesquisa.


Mas, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet. Estão sendo cada vez mais omnichannel. Por isso, é importante que o empresário conecte as informações entre os canais, de forma que o cliente tenha uma experiência integrada e com menos atrito possível”, finaliza o presidente da CDL/BH.

Dicas da CDL/BH

para os empresários neste Natal: · motive a equipe · converse e escute o seu cliente · personalize o atendimento · tenha agilidade no atendimento · ofereça conforto e higienização do ambiente · melhore a experiência de compra do cliente