top of page

DIA DO QUEIJO, celebração de uma das maiores paixões mundiais: data é 20 de janeiro. Mas deguste já!



Comemorado em 20 de janeiro, o alimento está presente em todos os lares, em diversas receitas e como protagonista nos cardápios.


No dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Queijo, um dos lácteos mais consumidos no mundo de acordo com a FIL/IDF (2020).


Dos tipos mais simples aos mais sofisticados, o queijo está presente em diferentes momentos de consumo, desde pratos principais às sobremesas, ou até mesmo puro como aperitivos, ou base de cremes e patês.


Sua versatilidade, conquistou os paladares mais exigentes e garantiu a presença na cesta de várias famílias, consolidando sua perenidade no mercado e mantendo um bom volume de vendas mesmo em momentos atípicos como os que estamos vivendo.


Segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research, no Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados.


Isso se deve a grande oferta de tipos e formatos, as novas opções de gramaturas e novas tecnologias empregadas nos processos de produção que ajudaram a popularizar ainda mais o queijo.


É com base nisso que a Camponesa, linha de lácteos da Embaré, desenvolveu sua linha de queijo composta por: queijo minas padrão, queijo meia cura, queijos cremosos no sabor bacon, cheddar, cebola caramelizada, muçarela barra e pelo queijo fresco de caixinha, pioneiro no Brasil.


“Nossa paixão por leite não é novidade. Estamos continuamente inovando e de olho nas oportunidades para ampliar nosso portfólio, sempre atentos às necessidades dos nossos consumidores. Nossa linha de queijos entrega além de nutrição e sabor, toda a tradição e qualidade da marca Camponesa, já reconhecida pelo mercado”, comenta Adriana Antunes, Gerente de Marketing da Embaré.

Queijos cremosos, maturados, frescos, saborizados, são diversas opções disponíveis no mercado.


8Democráticos, eles garantem muito sabor, rendendo combinações incríveis. Entenda a diferença e a versatilidade de alguns dos queijos queridinhos dos brasileiros:

  • Queijo Fresco - Possui sabor leve, textura firme e delicada e não passa pelo processo de maturação. Sugestão de consumo: puro aos pedaços, como petisco temperado com azeite e ervas, em sanduíche ou em saladas.


  • Queijo Minas - Esse queijo é elaborado seguindo uma receita de Minas, podendo ser produzido de forma artesanal ou industrial. Tem aspecto seco e firme; possui um sabor marcante, ligeiramente ácido.


  • Sugestão de consumo: É ideal para o preparo de pães de queijo, pasteizinhos, rissoles e outros salgados.


  • Queijo Meia Cura - Aquele queijo nem fresco nem curado. Seu período de maturação não é bem definido, pode variar entre uma e cinco semanas.


  • Possui textura mais firme e a cor amarela, tem um sabor único e intenso. Sugestão de consumo: Versátil, pode ser utilizado em várias receitas, sendo uma ótima opção para o recheio de tortas, massas e até mesmo como ingrediente de sobremesas.


  • Queijo Processado – Com textura homogênea e cremosa, esse produto é composto por um mix de queijos e muitas vezes é saborizado com aromas variados. Sugestão de consumo: é um ótima opção para complementar o omelete ou acompanhar torradas e pães.


  • Muçarela- Tem grande presença de sabor lácteo. Textura lisa e macia. Sugestão de consumo: é um queijo muito utilizado para uso culinário, ficando delicioso em sanduíches quentes e frios, saladas, compondo receitas de pizzas, massas e recheios.


Sobre a Embaré Fundada em 1935, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Patrocínio, em Minas Gerais, que somam aproximadamente 55 mil m² de área construída e contam com onze laboratórios próprios. A empresa tem capacidade de processamento diário de 2,8 milhões de litros de leite. Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a Embaré tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. A linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga e queijos.


A empresa também produz os tradicionais caramelos.

O uso das melhores tecnologias com certificações internacionais, como a FSSC22000 (Certificação do Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos) e a ISO 140001 (Certificação Sistema de Gestão Ambiental), garante, por meio das práticas seguras e sustentáveis de produção, a integridade do leite puro do campo e mais nutrição e sabor para os produtos.


Fonte:

Rachel Wardi

interfacecomunicacao.com.br



bottom of page