Direto de Roma. Daqui posto no BLOG lançamento do Livro: Luso-Brasilidade Musical -"A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal" Novo livro do jornalista e escritor Ígor Lopes. Dia 8 em BH
- joaocarlosamaral

- 1 de nov.
- 3 min de leitura



DETALHE
Quem está, e vai cuidar o lançamento em BH dia 8, as 10:00 da manhã no IHG/MG -Iinstituto Histórico e Geográfico, é o advogado e empresário CLAUDIO MOTTA, CEO da Casa dos Açores em Minas e membro da ABRAJET MINAS.

Novo livro do jornalista e escritor Ígor Lopes visa “promover um melhor diálogo cultural entre Brasil e Portugal, além de uma integração e relações genuínas”
“Uma junção de forças em prol da luso-brasilidade”. É desta forma que o jornalista e escritor Ígor Lopes classifica o seu mais recente livro-reportagem "Luso-Brasilidade Musical - A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal".
A obra, realizada pelo Governo Federal do Brasil, leva o selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e é fruto de um projeto que pretendeu celebrar os 200 anos de Independência desse país sul-americano.
Este novo trabalho de Ígor Lopes destaca as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central.
O livro examina o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural compartilhada entre Brasil e Portugal.
Nas 255 páginas desse projeto literário, Ígor Lopes explora como a música, desde o fado e o samba até as influência contemporâneas, tem sido uma força de integração, criando diálogos culturais que transcendem fronteiras geográficas e históricas.
A aposta recai em entrevistas a nomes que moldaram o tom das relações no campo artístico e musical, nos dois países.
FADO & SAMBA
No seio da pesquisa que dá corpo a este novo livro, editado em 2022/2023, há referências à cooperação cultural e musical, um retrato do movimento associativo português no Brasil, a imponência do fado, a integração promovida pelo samba.
Estudos sobre a vida e obra de nomes como a fadista portuguesa Maria Alcina,
o compositor Alcino Correia,
o cantor Roberto Leal,
a exuberância de Carmen Miranda,
entre outros casos que marcaram a agenda artística lusobrasileira.
PREFÁCIO
O prefácio é assinado por Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e responsável pelo Instituto Cultural Cravo Albin.
Há ainda a participação de entidades e autoridades entre os dois países irmãos. Existem referências à cooperação cultural
e musical e um retrato do movimento associativo português no Brasil.
“O lançamento desta obra é sempre um bom momento para estar junto de portugueses, brasileiros, luso-brasileiros, lusodescendentes e amantes da lusofonia e da cultura, num convívio com essas comunidades no Brasil e no mundo, envolvendo, sempre, claro, diversas autoridades do Brasil e de Portugal”, disse Ígor Lopes.
OBRA
PASSOU PELO BRASIL
E PORTUGAL
Em Portugal, este livro-reportagem foi apresentado ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Festa do Livro de Belém, em Lisboa, em 2024 e 2025.
Passou também pela Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, Portugal.
Ainda em solo luso, a obra foi apresentada na Feira do Livro de Lisboa, em 2024 e este ano, e, no mês passado, em Ponta
PONTA DELGADA E AÇORES
Em solo brasileiro, o livro esteve junto do público no Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e São Paulo.
AGORA EM BH
DIA 9/11/2025
Vai agora passar por Belo Horizonte, Recife e pela Embaixada de Portugal em Brasília. Seguirá para Londres, Roma (Vaticano) e Luxemburgo.
META É ODIÁLOGO
“O objetivo destes lançamentos é promover um melhor diálogo entre os cidadãos residentes no Brasil e em Portugal, incentivando o espírito colaborativo entre os dois países.
Escrever “LusoBrasilidade Musical” foi uma jornada de redescoberta das profundas ligações que unem Brasil e
Portugal por meio da música", finalizou Ígor Lopes.
O livro, entregue em todo o mundo,
pode ser solicitado em: info@agenciaincomparaveis.com













Comentários