1/2

Direto de São Paulo!!! Momento gastronômico no “Baião Cozinha Nordestina.”


* Enviado pelos jornalistas Antonio Claret Guerra e Suely, diretores do jornal MG

Turismo.

Restaurante Baião

Instalado em um casarão na Rua Traipu, no bairro do Pacaembu, região central de São Paulo, em um ambiente folclórico, nasce em 2015, o Restaurante Baião Cozinha Nordestina.

José Lourenço Junior, filho de nordestinos, queria homenagear a terra de seus pais por meio da gastronomia, representando os nove estados – do mar ao sertão – com pratos fartos e bem apresentados.

A música que sempre fez parte da tradição familiar, teve no estilo Baião e que embala e alegra o ambiente, a inspiração para o nome da casa.

Com um cardápio vasto o Restaurante Baião Cozinha Nordestina serve de segunda a domingo os famosos Baião de 2, Moqueca e ensopados, Acarajé, Carne de sol, Carne seca na nata, Rabada, Feijão de corda, Bobó de camarão, Frutos do mar, entre outros.

Totalmente ambientada com ícones regionais, logo na entrada o cliente já se depara com boneco gigante de um cangaceiro. Ao entrar no ambiente o cliente encontra a baiana e no tabuleiro os famosos acarajés.

Um bar de pau a pique separa o salão principal do palco para apresentações ao vivo.

A decoração típica se completa com as vestimentas dos garçons caracterizados de Lampião e Maria Bonita.

Fachada típica

Um gigante cangaceiro na fachada compõe a paisagem que convida os clientes para uma experiência nordestina raiz.

Essa é a sensação de entrar no Restaurante Baião Cozinha Nordestina.

Na recepção, uma tenda de acarajé com uma baiana caracterizada é parte da casa que, sem exageros, pode ser reconhecida por sua temática.

O acarajé

O acarajé é um dos quitutes mais tradicionais da culinária baiana, esse prato típico feito à base de feijão-fradinho, tem origem na África.

A iguaria considerada patrimônio imaterial pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá e caruru.

A massa frita no azeite de dendê é servida com recheio de molho refogado no azeite composto por camarão, pimenta e cebola.

Rua Traipu, 91

Pacaembu - São Paulo

Detalhe:

Já está em Belo Horizonte, após passar o Natal em São Paulo apenas com contato com familiares, respeitando as normas sanitárias e distanciamento social, o casal Suely e o jornalista Antônio Claret Guerra que fizeram esta deliciosa experiência gastronômica brasileira: almoçaram no famoso e tradicional Restaurante Baião Cozinha Nordestina, que fica no sofisticado Bairro do Pacaembú.