Diretor Regional da TV Globo Minas, o paulista Marcelo Ligere é o mais novo cidadão mineiro.




Ressaltando que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), entregou nesta segunda-feira (30/9/19) otítulo de Cidadão Honorário do Estado ao diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere.


A entrega ocorreu em Reunião Especial de Plenário, solicitada pelo presidente do Legislativo em reconhecimento à contribuição do diretor ao jornalismo mineiro e nacional.


“No momento em que a imprensa, grande guardiã da democracia, acompanha a disputa travada entre a informação e a desinformação, o bom jornalismo fortalece o princípio básico da atividade: o compromisso com a verdade”, frisou Agostinho Patrus.


Para o deputado, integrantes do Parlamento, enquanto representantes da sociedade, devem reconhecer aqueles que se pautam pela boa informação e pela apuração efetiva dos fatos, ultrapassando perspectivas ideológicas e predileções políticas.


Nesse sentido, o presidente da Assembleia reforçou que “o fortalecimento da democracia passa pela imprensa livre e permite ao cidadão a formação de um senso crítico, que o habilita para tomar as melhores decisões nas ruas e nas urnas”, e ainda considerou que "o bom jornalismo é parceiro das boas práticas na gestão pública”.


Essa parceira, segundo Agostinho Patrus, ocorre ainda na busca pela efetividade da democracia. "Só experimentamos um Estado em que o povo exerce a soberania porque somos incansáveis na luta contra aqueles que, muitas vezes, querem nos calar”, frisou, ao avaliar que a TV Globo tem estado junto nessa caminhada.


Identidade com Minas - Além desse contexto geral, o presidente da Assembleia exaltou sobretudo o compromisso que a Globo Minas tem de propagar a cultura e os costumes mineiros por meio da informação e do entretenimento, e do empenho de seu diretor para inserir Minas na programação nacional da emissora.


“Nosso homenageado, conhecido pela discrição e por alcançar a excelência naquilo que faz, está hoje à frente dessa valorosa missão”, elogiou o parlamentar, realçando qualidades de Marcelo Ligere, entre as quais sua capacidade de liderança e sua predileção por melhores resultados no menor tempo possível.


O deputado também considerou que, embora tenha chegado a Minas há apenas cinco anos, o diretor regional da emissora logo identificou-se com o jeito mineiro de ser, demonstrando afeto pelos mineiros e se rendendo aos sabores e saberes de Minas.


Ligere menciona empreendedorismo e potencialidades de Minas

Natural de São Paulo e descente de italianos, Marcelo Ligere passou por São Paulo, Bauru e Porto Alegre, até chegar em Belo Horizonte, tendo ingressado na Globo como trainee.

“Vir para Minas Gerais foi um presente. É um privilégio imenso fazer parte desse time. Hoje o presidente da Assembleia me insere verdadeiramente na família mineira, que eu tanto admiro”, agradeceu ele.


O diretor da Globo Minas ainda disse ter encontrado no Estado profissionais dedicados, empreendedores e inovadores, além de suporte emocional para sua trajetória.


Elogiou equipes com as quais trabalha pelo espírito de colaboração, exaltando o acolhimento que disse ter encontrado desde que chegou em Belo Horizonte para exercer o cargo.


Elogiou, ainda, o talento que disse ter encontrado entre profissionais do mercado publicitário mineiro e afirmou que as potencialidades de Minas têm que ser aproveitadas, mencionando como exemplos a gastronomia e o turismo.


Compuseram a mesa da Reunião Especial, que contou com a participação do Coral Vozes da Globo, o 1º secretário da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB); o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, do Tribunal Regional Eleitoral; o secretário-geral do Ministério Público Estadual, João Medeiros Silva Neto; e o subsecretário de Comunicação Social do Governo do Estado, Roberto Bastianetto.