Efeito coronavírus. Aeroporto Internacional de BH fecha parte do terminal 2. Ação é temporária.

Em tempos de coronavírus.

Aeroporto Internacional de BH fecha parte do terminal 2


Ação é temporária e ocorre a partir de hoje, devido à redução da movimentação de passageiros e para otimizar recursos operacionais


Diante do atual cenário de redução na demanda de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira, dia 1º de abril, o terminal 2 será parcialmente fechado, do portão 19 ao 27.


Os voos passam a chegar e sair no terminal 1, entre os portões 1 e 16, e dos portões 17 e 18, do terminal 2.


Essa alteração, que é temporária, trará mais eficiência operacional aos pousos e decolagens que estão limitados a uma malha aérea essencial, com poucas rotas definidas pelas companhias aéreas, bem como irá otimizar recursos operacionais.


O fechamento de parte do terminal 2 acontece após estudos de capacidade realizados pela BH Airport, concessionária do aeroporto, podendo a reabertura dos portões ocorrer em caso de necessidade ou aumento na demanda de voos.


Atualmente, mesmo com baixo número de pousos e decolagens, a BH Airport segue operando para garantir o transporte de pessoas e de cargas, garantindo assim a continuidade da mobilidade no país e o abastecimento de produtos, equipamentos e insumos necessários para o combate da pandemia neste momento.


Vale ressaltar que a decisão de concentrar as operações em parte da estrutura do aeroporto não compromete a recomendação das autoridades de saúde para um distanciamento entre os passageiros que embarcam e desembarcam e entre os colaboradores, como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus.


Entre as medidas já adotadas para o combate à disseminação do Covid-19, a BH Airport reforçou a limpeza e desinfecção das áreas comuns do aeroporto, especialmente dos banheiros, mantém as equipes de colaboradores treinadas quanto às ações de proteção e distribuiu máscara, equipamentos individuais e álcool gel para as equipes.


A concessionária também instalou indicadores no piso que orientam os passageiros quanto ao distanciamento recomendado nos locais de formação de filas.


A BH Airport está mobilizada e em contato com as autoridades sanitárias e de saúde desde que surgiu a ameaça do novo coronavírus e vem tomando as medidas recomendadas internacionalmente para controle da pandemia.


Terminal internacional - Desde o dia 24 de março, o terminal internacional está fechado.


O último voo aconteceu na madrugada do dia 23 (de domingo para segunda-feira) e foi operado pela Copa Airlines para o Panamá.


A companhia vai manter a suspensão de voos até o dia 28 de abril. Antes disso, a TAP Air Portugal já havia suspendido seus voos para Lisboa até o dia 28 de abril. No caso da Azul Linhas Aéreas, a suspensão dos voos com destino a Buenos Aires, Orlando e Fort Lauderdale ocorre até 30 de junho.


Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo.

Além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.