1/2

Evento de interesse luso-brasileiro: “O MINHO E MINAS GERAIS". Parceria Ass. UAI e Câmara Portuguesa


Mineira de BH, vivendo há muitos anos em Braga, Portugal, Alexandra Gomide é presidente da Associação UAI: queremos tornar conhecido como se fazia o percurso do Minho para Minas e a importância fundamental que o dinheiro e o ouro de Minas Gerais tiveram na estruturação da economia e na arte do Minho naqueles tempos.


Além das marcas até hoje observadas no povo mineiro, com características, hábitos e costumes muito próximos ao do povo minhoto.



A Associação UAI - União, Apoio, Integração em parceria com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais anunciam o lançamento do Projeto “O Minho e Minas Gerais” e convidam para evento em Belo Horizonte.


Local: Auditório da SESCON-MG (Av. Afonso Pena nº 748, 24º andar, Centro, Belo Horizonte)

Dia: 19/11

Horário: 17h. às 20h.

Somente para Convidados.


PROGRAMAÇÃO:

17 às 17:30h. - Credenciamento

17:30h. - Colóquio com os convidados:

. Alexandra Gomide - Presidente da Associação UAI.

. Carlos Alberto Lopes - Presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.

. SECULT- Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.


19h. - Exibição dos vídeos do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e do Professor da UMinho Eduardo Pires de Oliveira, historiador e autor do livro “O Minho e Minas Gerais no século XVIII “.


19:15h. - Encerramento do Colóquio: Cláudio Motta - Vice-Presidente da Câmara Portuguesa e Presidente do Conselho de Relações Internacionais da ACMinas.


19:30h. Assinatura de protocolos: UAI/SESCON e UAI/Câmara Portuguesa e Encerramento.


UAI

Sobre a Associação UAI, instituição de Portugal de apoio à comunidade brasileira, sem fins lucrativos, visitar www.uai.pt


Para entrar em contato: pelo email para presidencia@uai.pt .


Para saber mais, leia a justificativa do projeto:


“Foi sobretudo do Minho que partiu a maior parte dos homens que povoavam Minas Gerais na primeira metade do século XVIII.


Hoje, passados três séculos ainda se sentem com força muitas raízes comuns.” (Minho e Minas Gerais no séc. XVII, Prof. Eduardo Pires de Oliveira)


É diante de todo esse encontro histórico, arquitetónico e cultural que se faz necessário resgatar o passado entre o Minho e Minas Gerais, percebendo as marcas deixadas por essa convivência extrema e assim justificando muito dos nossos hábitos e costumes.


Queremos tornar conhecido como se fazia o percurso do Minho para Minas e a importância fundamental que o dinheiro e o ouro de Minas Gerais tiveram na estruturação da economia e na arte do Minho naqueles tempos, além das marcas até hoje observadas no povo mineiro, com características, hábitos e costumes muito próximos ao do povo minhoto.


Tendo em vista o desconhecimento geral dessa relação tão intensa entre os dois povos, a Associação UAI - União, Apoio e Integração da comunidade luso-brasileira, une-se a parceiros do Minho e de Minas Gerais, para resgatar essa história tão antiga e com consequências tão atuais.