1/2

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA CRESCE EM MAIO Pesquisa, divulgada pela FIEMG, mostra resultado positivo




A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) de maio, divulgada pela FIEMG nesta segunda-feira, 5/7, registrou elevação do faturamento em relação a abril.


O resultado positivo da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) foi explicado pelos crescimentos nos dois segmentos da indústria.

As horas trabalhadas na produção e o emprego não variaram, enquanto a massa salarial recuou, em razão dos pagamentos de participações nos lucros e resultados em algumas empresas em abril.

Os bons resultados refletiram o crescimento robusto do segmento extrativo, que vem sendo favorecido pelas elevadas cotações do minério de ferro em 2021.


O desempenho positivo também foi influenciado pelo segmento de transformação: alguns setores vêm se beneficiando do dólar valorizado, na medida em que incentiva as exportações e promove um processo de substituição de importações de determinados bens.

Nos próximos meses, a indústria deve seguir com seu processo de retomada. O forte crescimento global deve fomentar, especialmente, os setores industriais exportadores, principalmente os relacionados ao ciclo de commodities.


O Index aponta que alguns fatores de risco podem restringir a expansão da atividade, como a crise hídrica, a elevação dos custos de produção, a persistência da escassez de componentes e a manutenção do desemprego em patamar elevado. Clique AQUI e acesse a pesquisa completa.