1/2

Fecomércio: O que interessa saber!!! Pacote para a economia mineira.



Pacote para a economia mineira.

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em 2° turno o Projeto de Lei (PL) 2.442/2021. A proposta dispõe sobre o “Recomeça Minas”, plano de incentivo à recuperação da atividade econômica do estado. O PL, que reúne sugestões da Fecomércio MG, segue agora para sanção do governador.


Novo BEM

O governo federal editou recentemente a MP nº 1.045/2021, que instituiu um programa de suspensão temporária do contrato de trabalho e a redução proporcional de jornada e salário. A medida terá duração de 120 dias. Confira em nosso portal como a norma poderá reduzir impactos socioeconômicos causados pela pandemia.


Antecipação de feriados.

Estabelecer uma série de dispositivos trabalhistas para que as empresas e os empregados possam enfrentar as consequências da pandemia. Com esse objetivo, o governo federal editou a MP n° 1.046/2021. A medida visa preservar o emprego e a sustentabilidade do mercado de trabalho. Saiba os detalhes mais no site.


Lei nº 14.148/2021.

Renegociar dívidas com o governo federal e assegurar empréstimos com recursos do Fundo Garantidor para Investimentos. Essas são algumas das medidas anunciadas para recuperar o setor de eventos e turismo, um dos mais afetados com a perda de receitas durante a pandemia. Em nosso site, você confere os vetos à medida.


Reabertura em BH.

A prefeitura da capital estabeleceu novas medidas para flexibilizar a economia na cidade. Segundo a Fecomércio MG, as normas permitem a reabertura de mais segmentos econômicos e estendem o horário de funcionamento de alguns serviços. Entretanto, é preciso que todos continuem a seguir à risca os protocolos sanitários.


Impactos da Selic no comércio.

Em artigo para o Diário do Comércio, a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, explica os efeitos da taxa básica de juros para o setor terciário. Ela também destaca que o controle inflacionário é imprescindível ao país, mas deve englobar não só o aumento da taxa Selic, mas a diminuição de gastos do governo.


||| Programe-se

Desde sábado (08/05). A aceleração da pandemia no estado fez com que o governo do estado determinasse a regressão da macrorregião de saúde Norte para a onda vermelha do Minas Consciente. Confira a tabela completa com todas as mudanças de fase por região em nosso site.


||| Tendências

Gestão sustentável. Pensando em desenvolver ações que valorizem o setor terciário, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais realizou, em 28 de abril, o “Transforma Minas”. Confira os melhores momentos do evento, que recebeu o governador Romeu Zema.


||| Destaque da semana


Recuo de 2,9%. Um levantamento da Firjan mostrou os impactos da crise sanitária na atividade econômica do país. Em reportagem do Diário do Comércio, o economista-chefe da Federação, Guilherme Almeida, avaliou a queda no PIB mineiro e outros dados mensurados pela pesquisa.


Fonte:

Jornalista responsável:

Renata Teodoro

Ascom Fecomércio/MG