FIEMG recebe premiação pelo apoio no desenvolvimento de respiradores pulmonares "Projeto Inspirar"


Flávio Roscoe: presidente da FIEMG.


"Projeto Inspirar" ganha a categoria Qualidade da Cidadania do Prêmio José Costa, promovido pelo jornal Diário do Comércio A FIEMG foi a vencedora da categoria Qualidade da Cidadania do Prêmio José Costa por suas ações de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.


O reconhecimento veio devido ao trabalho da Federação mineira ao mobilizar recursos do setor industrial para o Projeto Inspirar, que produziu, com tecnologia mineira, respiradores pulmonares para tratar pacientes com complicações respiratórias devido ao agravamento da Covid-19. "É com orgulho que a Federação recebe essa homenagem. Trabalhamos com muito afinco para minimizar os impactos da pandemia na sociedade", afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante o evento de premiação, que foi realizado, de forma on-line, nos dias 28 e 29/10, com transmissão via YouTube do jornal Diário do Comércio (DC). O gestor pontuou que, além do Projeto Inspirar, a FIEMG atuou em outras frentes de combate à pandemia, como o conserto de respiradores (SENAI Departamento Nacional/ CIT SENAI), produção de álcool glicerinado 70% e máscaras (SENAI MODATEC), testagem rápida na indústria (SESI) e mobilização de recursos para a construção do Hospital de Campanha, dentre outras.


"Agradeço à Tacom, que idealizou os respiradores e a todas as empresas do setor produtivo que acreditaram no projeto", ressaltou Roscoe.


"Os respiradores serão importantes não apenas durante a crise sanitária", disse esclarecendo que os equipamentos agora pertencem ao sistema público. "Será um legado para a Saúde de Minas". O equipamento foi idealizado e produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech pertencente ao grupo Tacom.


O projeto contou com o apoio do setor produtivo, por meio da FIEMG, para a arrecadação de recursos para viabilizar a ação.


Parte da produção foi adquirida e doada, pela Federação mineira a hospitais e municípios, de acordo com os critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para saber mais sobre a Tacom, CLIQUE AQUI. O líder empresarial também foi um dos debatedores do painel Nova Economia, que trouxe reflexões sobre os desafios que estamos vivendo, que podem ser transformados em oportunidades para a construção de negócios para um mundo melhor.


O painel foi mediado por Adriana Muls, presidente do DC, e teve como debatedores Grazi Mendes, consultoria global de tecnologia, Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil, e Sergio Gusmão Suchodolski, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A programação, de dois dias, trouxe debates os seguintes temas: O Renascer da Humanidade, Plataforma EAD do Diário do Comércio, Capitalismo Consciente e Agentes de Transformação Global. A premiação

Com o objetivo de resgatar os valores do empresário e jornalista José Costa, fundador do jornal Diário do Comércio, a empresa de comunicação criou, em 2007, o Prêmio José Costa.


O intuito da inciativa é reconhecer empresas e iniciativas, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trabalham para a construção de um mundo melhor.


A Premiação José Costa tem as seguintes categorias: Qualidade da Cidadania, Qualidade da Democracia, Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental, Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica, Qualidade da Cultura e Educação. O Prêmio José Costa foi uma realização do Diário do Comércio (DC), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDM), e contou com o apoio da FIEMG.


Fonte

Jornalismo FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais 55 (31) 3263-4444 I 7753 I 4555 I 4512 I 4449 jornalismo@fiemg.com.br I www.fiemg.com.br