O ojetivo é de ampliar o acesso da população às delegacias de polícia
O empresariado das cidades de Patos de Minas, Ituiutaba, Sete Lagoas, Araxá, Uberaba, Ipatinga, João Monlevade, Extrema, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Araguari, Juiz de Fora, Ponte Nova, Ubá ou Araçuaí podem participar de um esforço coletivo para instalação do Plantão Digital nesses municípios.
Como expressa a Constituição Federal, a segurança púbica é dever do Estado, direito e responsabilidades todos e o Plantão Digital, que é uma iniciativada Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), tem o propósito de facilitar o acesso da população à segurança pública, proporcionando mais prevenção e, como consequência, menos impunidade e mais investigação e apuração de crimes. Thiago Rocha Ferreira, delegado de polícia e gerente do projeto Plantão Digital, explica que utilizar videoconferência para que as atividades de duas ou mais delegacias de plantão sejam concentradas e dirigidas por um delegado irá permitir que o outro profissional, que estaria de plantão, seja redirecionado para outras atividades.
"Dessa maneira, os demais policiais estarão liberados para se dedicarem às ações de investigação criminal, imprimindo celeridade e alcançando melhores resultados", conta. O Plantão Digital é realidade hoje em 38 cidades, mas o objetivo é que a ação seja ampliada e que outros municípios sedes de delegacias regionais adotem a iniciativa.
"Em um segundo momento, as delegacias sediadas em comarcas e que preencham alguns requisitos também serão atendidas pelo Plantão Digital", explica Rocha. Para que essa expansão almejada aconteça, o projeto Plantão Digital conta com o apoio da Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que está mobilizando o setor produtivo.
Os empresários que desejarem participar e contribuir para essas cidades mencionadas podem doar qualquer quantia por meio da conta: Banco 756 - Bancoob/Sicoob, agência 3330 - CREDIFIEMG, conta nº 14.462-2, CNPJ 17.212.069/0001-81, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Nesse aspecto a contribuição estará sob a coordenação e controle da referida federação.
É necessário identificar para qual cidade o empresário pretenda doar.
"Com a ampliação do Plantão Digital, a sociedade passa a contar com otimização no emprego dos policiais civis em Minas Gerais", ressalta Rocha
Comments