top of page

Hoje é O DIA DO RÁDIO. Eu comecei na ZYL-8 Rádio Barbacena. Depois vieram a Rede Globo, Rede Minas e TV ALMG. Mas quem me deu as primeiras dicas lá em Barbacena foi o Garcia Jr. hoje em Divinópolis

Garcia Jr. que naquela época, anos 70, era chamado de Zé Maria da Silva e eu Rodrigues Amaral, me disse: o trabalho na Rádio tem 3 fases. Na 1a. você paga para trabalhar. Na 2a. eles te pagam para trabalhar e, sempre bricalhão, completou: na 3a. me chamando Espigão - devido ao meu tamanho - você paga para não trabalhar!!!


Porisso homenageio todos e todas radialistas do planeta na figura inteligente, criativa e de belíssina voz, meu amigo Garcia Junior, que continua sendo para mim "o Zé Maria da Rádio" em Barbacena.



HISTÓRIA

Em 1920, a estação de rádio KDKA, em Pittsburgh, EUA fez a primeira transmissão de rádio comercial, dando início à Era de Ouro do Rádio.


NO BRASIL

A história do rádio no Brasil começa com a primeira transmissão no país, que ocorreu em 1923 e foi feita por Edgard Roquete Pinto e Henry Moriza.


Dessa forma, o acontecimento ocorreu na Exposição do Centenário da Independência.


Durante o evento, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. 


Foi a Academia Brasileira de Ciências quem acolheu o projeto e assim nasceu o rádio no país.


RÁDIO CLUBE/RECIFE

Por outro lado, Recife recebeu sua primeira emissora também no mesmo ano, a Rádio Clube de Pernambuco.


A partir de 1927, o rádio passou por um processo de massificação e sua popularidade aumentou.


Assim, foi iniciada sua profissionalização e amplitude de programação como programas de auditórios, radionovelas, entre outros.


Fonte:

Internet

Comments


bottom of page