top of page

Instituto Unimed-BH faz doação + de 13 mil máscaras para associações e instituições de BH e RMBH.



• Diante do agravamento dos índices de contaminação pelaCovid-19, o Instituto Unimed-BH realizou mais uma etapa da campanha de doação de máscaras para associações e instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade.


• Ao todo, 10 instituições foram atendidas e mais de 1.300 famílias foram beneficiadas, com a doação de mais de 13 mil máscaras de tecido, distribuídas em kits com 10 unidades, além de um folder com orientações sobre como utilizá-las e higienizá-las.


• Para a confecção das máscaras, o Instituto Unimed-BH contou com a parceria do Movimento 1 Milhão de Máscaras, que fomenta a geração de renda de mulheres que tem na costura a fonte de renda da família e dando uso às sobras de tecidos da indústria têxtil que seriam descartados.


• O movimento é responsável por fazer a conexão entre as empresas e pessoas que fazem as doações em dinheiro, empresas do setor têxtil e confecções que doam os tecidos e a contratação de costureiras para execução do serviço. Todos os recursos recebidos em doação são destinados exclusivamente para remuneração dessas costureiras.


• “Essa nova etapa da campanha de doação de máscaras só foi possível a partir de recursos de colaboradores e médicos cooperados que participam do Programa Sociocultural da Unimed-BH, com o repasse das doações ao Movimento 1 Milhão de Máscaras – recurso que é destinado ao pagamento das costureiras.


• A pandemia ainda não acabou e é importante continuarmos unidos, apoiando pessoas e grupos em situação de risco”, afirma a diretora institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes.


• O Instituto Unimed-BH fez o mapeamento das instituições de Belo Horizonte e região metropolitana que receberam as máscaras, priorizando associações que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade com diferentes perfis: pessoas com deficiência, rede de catadores de material reciclável, centro de apoio a mulheres vítimas de violência, abrigo para crianças, dentre outras.


• Entre as instituições beneficiadas estão REDESOL MG, Grupo de Apoio Social Solidariedade GASS, Cirandinha Centro de Apoio, Associação Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Betim, Allcare Administradora de Benefícios, Circo de Todo Mundo Unidade Betim, Centro de Referência Especializado a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social de Betim, Centro de Referência a Criança e ao Adolescente (Associação Crescer), CAIS - Centro de Atendimento a Inclusão Social e Associação dos Deficientes de Contagem.


Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente.


• Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores.


• Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

bottom of page