Lamento!!! Morreu hoje o ex-prefeito de BH, Maurício Campos, 86 anos.


    A notícia me foi enviada pelo advogado e amigo de Maurício Campos, Manoel Mário de Souza Barros.


    Biografia

    Fonte Wikipedia:


    Maurício de Freitas Teixeira Campos (Rio Pomba, 30 de agosto de 1933) é um agropecuarista, engenheiro, professor e político brasileiro que foi prefeito da capital mineira no governo Francelino Pereira.


    Filho de José Simões de Araújo Campos e Maria de Freitas Teixeira Campos. Engenheiro Mecânico e Elétrico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1960 com pós-graduação em turborreatores e turbomotores pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos, dirigiu o Departamento de Águas e Esgotos de Belo Horizonte e foi professor na UFMG e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (1976-1977), filiou-se à ARENA e foi eleito deputado federal em 1978, afastando-se do mandato para exercer o cargo de prefeito de Belo Horizonte após nomeação do governador Francelino Pereira.[1]


    Em 1980 migrou para o PDS e foi reeleito deputado federal em 1982. Por ocasião da sucessão do presidente João Figueiredo seguiu Aureliano Chaves e ingressou no PFL onde perdeu a eleição para prefeito de Belo Horizonte em 1985 para Sérgio Ferrara após começar a disputa como favorito.[2]


    Eleito primeiro vice-presidente nacional do PFL, assumiu o comando da legenda quando Guilherme Palmeira disputou o governo de Alagoas em 1986.


    Reeleito deputado federal nesse mesmo ano, Campos ingressou no PL em 1989 sendo reeleito em 1990.


    BH

    Candidato a prefeito de Belo Horizonte em 1992, foi derrotado por Patrus Ananias no segundo turno.


    Reeleito para o seu quinto mandato consecutivo de deputado federal em 1994, foi duas vezes secretário de estado no governo Eduardo Azeredo,[3] quando já estava filiado ao PSDB.