1/2

Meeting Festuris, negócio do turismo ganha espaço. O turismo como negócio em constante crescimento






O turismo como negócio em constante crescimento envolveu os debates no primeiro dia do Meeting Festuris, na 34ª Feira Internacional do Turismo de Gramado, no Serra Park.


Na manhã desta sexta-feira, os painelistas ressaltaram a importância da sustentabilidade, luxo, tecnologia e hospitalidade.


A série de painéis foi aberta pelo secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub, que ressaltou os esforços do Governo do Estado na infraestrutura dos municípios e no apoio aos eventos.


“Estamos mapeando o setor para identificar tendências e contribuir com informações para a definição de políticas públicas para o turismo”, afirmou ele, destacando que este trabalho deve ajudar a iniciativa privada e os municípios gaúchos.

Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, falou sobre Agilidade e estratégia no mundo 4.0.


“A empresa nasceu há 21 anos sendo um case de inovação e disrupção”, afirmou ele, acrescentando que as viagens têm o poder de transformar as pessoas.


Tarcísio Gargioni, conselheiro de Administração IBGC, fez um relato sobre o surgimento da companhia aérea Gol que ocorreu em 26 semanas.


“Foi resultado de criatividade e agilidade”, afirmou ele, acrescentando que o desafio foi popularizar o transporte aéreo com redução de custo


O empresário Clovis Tramontina apresentou detalhes do livro Clovis Tramontina: paixão, força e Coragem, em que registra a sua trajetória dentro da empresa fundada pelo avô que produzia canivetes em Santa Bárbara do Sul e transferiu-se para Carlos Barbosa, também no Rio Grande do Sul, em 1911, vislumbrando os benefícios comerciais que teria com a chegada do trem naquela cidade.


“Sempre seguimos valores como satisfação dos clientes, transparência, valorização das pessoas, trabalho e devoção”, frisou.


O desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil foi o tema do painel de Carlos Antunes, diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal.


Ele enumerou os investimentos que a empresa está fazendo no Brasil, com voos diretos para o país europeu.


“Somos a porta de entrada para mais de 90 destinos”, afirmou ele, destacandoque não são somente as capitais europeias, mas também cidades secundárias de expressão naquele continente.


O Turismo de Luxo no Brasil foi abordado por Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts.


0Ele apresentou o Castelo Saint Andrews, empreendimento de luxo em Gramado. Ele frisou que além de hospedagem, são oferecidas experiências. “Luxo é bem estar, exclusividade e arte da excelência”, afirmou.


Maribel Silva, diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio falou sobre Design com propósito de servir com excelência - Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo.


IUm dos pilares do negócio, segundo ela, é compatibilizar moda com sustentabilidade.



“Temos que ter sintonia e foco nas expectativas dos consumidores. O turismo é moda em movimento”.


Economia do turismo - um futuro melhor foi apresentado por André Meyer Coelho, coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos, integrante do Núcleo de Turismo da FGV. Uma pesquisa, segundo ele, considerou importante os processos dentro de um negócio.


“Mas não é processo relacionado a tecnologia. “Tem que considerar outros aspectos como background do negócio e como se colocar na internet”, exemplificou.


Confira a programação deste sábado:

SÁBADO – 5 DE NOVEMBRO 

‍09h - A transformação através das pessoas Fábio Mader - Diretor Executivo de Sourcing - CVC-Corp

09h25 - Grife Gramado - A força da marca que impulsiona o desenvolvimento Rosa Helena Volk  -  Presidente da Gramadotur 

09h50 - Uma hotelaria mais sustentável e humana Gonçalo Rebelo de Almeida - Administrador/Board Member Vila Galé Hotéis

10h15 - Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso Martha Medeiros -  Empresária e Estilista‍

10h45 - Turismo da Tecnologia e da Inovação - as oportunidades que o mercado ainda não percebeu

Ricardo Fantinelli -  coordenador do ÁGORA TECH PARK de Joinville, com sede no maior parque de inovação da América do Sul.‍

11h10 - Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo Fabrizio Gueratto - Especialista em investimentos

‍11h35 - Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana Lelei Teixeira - Jornalista e Escritora 


Sobre o FesturisO Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta.


Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.


O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento.


O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.


Fonte:

Laura Gallas

Assessora de Imprensa

Comunicação