1/2

Mudanças no Governo Zema: na secret. Planejamento & Gestão e na de Desenvolvimento Econômico.


Luiza Cardoso Barreto, nova secretária de Planejamento & Gestão.

Fernando Passalio de Avelar, novo secretário de Desenvolvimento Econômico.


Midanças

O Governo do Estado de Minas Gerais informa que o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy Reis, e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede), Cássio Rocha de Azevedo, estão deixando os respectivos cargos por decisão pessoal.


• Cássio Azevedo solicitou o desligamento do governo por motivo de tratamento de saúde. Otto Levy informou que vai se dedicar a projetos pessoais. • A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão será comandada por Luísa Cardoso Barreto, servidora de carreira da Seplag e atual presidente da Emater-MG. Luísa ocupou o cargo de secretária adjunta da pasta entre 2019 e 2020. •O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, também servidor de carreira, passa a ocupar o cargo de secretário. • O governador Romeu Zema agradece o trabalho realizado por Cássio Rocha de Azevedo e Otto Levy Reis à frente das respectivas secretarias, desempenhando um papel fundamental para a retomada da economia mineira e o reequilíbrio das finanças do Estado. • A nomeação do secretário Passalio será publicada no Diário Oficial deste sábado (10/4). Já as alterações na Secretaria de Planejamento serão efetivadas a partir do dia 15 de abril. • O Governo do Estado apresentará ao Conselho de Administração da Emater o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Otávio Maia, para comandar a empresa. Maia tem 16 anos de experiência no Governo de Minas Gerais, ocupando vários cargos, entre eles o de subsecretário de Gestão Estratégica. É pós-graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e mestre em Economia de Empresas pela FEAD.

• Perfil dos novos secretários - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Cardoso Barreto - Natural de Belo Horizonte, graduada em Administração Pública na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com pós-graduação em Gestão Estratégica pela mesma instituição.


• Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, ocupou o cargo de secretária adjunta entre 2019 e 2020.


• Foi responsável por Programas Estruturadores, Acordos de Resultados e por contratos de operações de crédito junto a bancos e organismos de fomento nacionais e internacionais – BNDES, Banco Mundial, Banco Interamericano, dentre outros.


• Atua como professora convidada em Gestão Pública na Fundação Dom Cabral. É a primeira mulher a presidir a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio de Avelar – Natural de Belo Horizonte, é Administrador de Empresas e Gestor de Instituições Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


• Pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Gama Filho.


• Formado em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Medellin, na Colômbia (ONU/UNCTAD).


• Foi empresário em diferentes ramos e possui mais de 15 anos de experiência no setor financeiro. Ingressou como servidor de carreira pela Secretaria de Estado de Fazenda – Receita Estadual, em 2008. Iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em 2009, atuando como Superintendente Estadual em diversas áreas temáticas de apoio ao setor produtivo.


Fonte:

agenciaminas.mg.gov.br