1/2

“Mulheres Notáveis na História Brasileira” palestra online hoje da dra. Daniela Marques do TJMilitar



• No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, por meio de sua Escola Judicial e de sua Área de Recursos Humanos, promove a palestra on-line Mulheres Notáveis na História Brasileira, em consonância com a Resolução CNJ nº 255/2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.


• Trata-se do olhar sobre as mulheres marcantes na história brasileira e o impacto de suas vidas e de suas escolhas na Política e no Direito.


• Vidas tecidas, repetição do tempo, olhos sombreados e destinos marcados por amores, pela guerra, pelo sofrimento e pelo pioneirismo.


• Vidas de mulheres, embora não conhecidas e muitas vezes anônimas, que, dia após dia, com brocados e com murmúrios, com preces e com trabalho, constroem os afetos e desenham destinos.


• Palestrante: Dra. Daniela de Freitas Marques - Juíza de Direito do Juízo Militar (Justiça Militar de Minas Gerais)

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Já foi membro e vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/UFMG).


• É Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal. É pesquisadora nas áreas de Arte, Literatura e Direito e de Bioética e Direito Penal.


•Moderador:

Dr. Fernando Armando Ribeiro - Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Pós-doutor pela Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA), é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor colaborador da Faculdade de Direito Milton Campos.


• É membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (cadeira 34) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.


• Tem atuação na área de Direito, com ênfase em Hermenêutica jurídica, Direito Público e Filosofia do Direito e Direito Militar.