🍷🍷Nós, amantes do vinho, fazemos hoje TIM, TIM ao DIA DO ENÓLOGO.


    O que é um Enólogo!!!

    pinçei do site da Casa Valduga

    casavalduga.com.br


    Dia 22 de outubro comemora-se o Dia do Enólogo. Mas mas você sabe o que faz um enólogo? Muitas pessoas confundem essa atividade com outros nomes e profissões diretamente ligadas à produção ou degustação de vinhos.


    Assim, se você deseja, de uma vez por todas, conhecer a fundo o trabalho desse profissional, saber quais são exatamente as suas funções e o que é preciso para se tornar um, continue a leitura do post de hoje e descubra!

    Enologia e enólogo. Afinal, o que isso significa?

    Se buscarmos descobrir as raízes linguísticas e os significados das palavras "enologia" e "enólogo", já teremos uma excelente ideia do que, exatamente, um profissional desse ramo faz. O radical "eno", presente em ambas as palavras, como não poderia deixar de ser, significa "vinho" e deriva do radical de origem grega "oinos".


    Já o sufixo "logia", também proveniente do grego, significa o "estudo de uma arte ou ciência". Logo, enologia significaria, em termos literais, "o estudo do vinho". Por sua vez, o sufixo "logo" designa, entre outros significados, "aquele que estuda, conhece ou é especialista em". Ou seja, um enólogoé a pessoa que detém profundos conhecimentos de enologia.


    O que faz um enólogo?

    Baseado nas explicações do tópico anterior, fica fácil perceber que um enólogo é aquele que estuda e cuida da elaboração de vinhos. Ele é um profissional que conhece todos os procedimentos relacionados aoprocesso de produção da bebida com um determinado padrão. O seu trabalho de elaboração de vinhos está intimamente ligado à ciência e à tecnologia, além da dedicação e paixão.


    O enólogo é um perito em fazer vinhos e espumantes, sendo, normalmente, a pessoa responsável por todas as etapas do processo em uma vinícola. Entre suas atribuições profissionais rotineiras, pode-se citar: planejar, supervisionar e coordenar a produção de vinhos provenientes de castasde uvas selecionadas.


    A profissão de enólogo é bastante completa e abrangente, pois aqueles que trabalham em propriedades de produção especial ou limitada costumam ser também os responsáveis por coordenar todo o processo de vinificação — desde o cultivo das uvas, passando pelo processo de engarrafamento até a comercialização do produto...