Notícia boa: PIB cresceu 0,4%


Notícia boa.

PIB cresceu 0,4%


Posicionamento do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, sobre o resultado do PIB do Brasil no segundo trimestre de 2019


Os setores de comércio e serviços avaliam que o crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, anunciado hoje de manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda está aquém do esperado, pois o País precisa crescer mais rapidamente para retomar a geração de emprego e renda e, com isso, conseguir acelerar o ritmo da atividade econômica.


O dado, porém, tem um lado positivo, pois evitou que o Brasil entrasse em recessão técnica (caracterizada por dois trimestres seguidos de queda), o que seria negativo para a imagem do País e a confiança na economia.


Nossa expectativa é que no segundo semestre o governo consiga acelerar a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional e siga implementando medidas que possam estimular a atividade econômica.


Reconhecemos todas as ações que já foram realizadas, como a liberação dos saques do FGTS e PIS/Pasep, além da aprovação da MP da Liberdade Econômica, que ajudam a melhora do ambiente econômico.