Estamos hospedados no elegante Hotel TRADE & EVENTOS que fica ju to ao Indpendência Shopping no bairro Cascatinha em Juiz de Fora.
JCA+Nina+o criativo artista plástico Fernando Pacheco
No lobby do Hotel Trade & Eventos na noite fria de JF prontos para degustar na Estação São Pedro, a deliciosa Feijoada do César Romero preparada com esmero pelo Fátima Buffet.
Perfil:
Fernando Pacheco
Nasceu em São João Del Rei/MG, Brasil, em 05 de maio de 1949.
Vive e trabalha em Belo Horizonte / Brasil, de onde tem o título de “Cidadão Honorário”.
Expôs individualmente em todas as principais galerias de arte de Belo Horizonte.
Em sua trajetória constam os principais museus de todo o país (MAM, MAC e Pinacoteca – São Paulo; MAM e Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro; MAP – Belo Horizonte; etc.).
Participou de salões nacionais da FUNARTE/RJ e do Panorama de Arte Atual Brasileira, MAM/SP.
Premiações:
Obteve 20 premiações; 45 distinções diversas, incluindo as Medalhas “Liberdade e Cidadania” (das cidades de Ritápolis, Tiradentes e São João Del Rei), a Medalha Santos Dumont, a Medalha Tomás Antônio Gonzaga da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, a Medalha da Inconfidência, dentre outras.
Realizou 60 exposições individuais.
Livro & vídeo:
No ano de 2005, realizou individual no Palácio das Artes / Belo Horizonte, com lançamento de Livro e Vídeo, contendo textos de Bartolomeu Campos de Queirós e Carlos Heitor Cony.
Nos anos seguintes, foram lançados mais 4 livros sobre sua obra, (sendo um deles autoral, em parceria com o poeta Lucas Guimaraens), com textos de Vera Casa Nova e Jacob Klintowitz e apresentações de José Eduardo Gonçalves, Cláudio Willer e Milton Nascimento.
Em 2009, sua Exposição contendo 60 obras na Grande Galeria do Palácio das Artes e no Museu
Casa dos Contos em Ouro Preto/MG atraiu público por volta de 30 mil pessoas.
Posteriormente em 2012, lança o Livro O Papel do Artista com grande Exposição de Pinturas, Desenhos, Gravuras e Livro Objeto, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Fernando Pacheco tem painéis permanentes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins/MG, no Ministério do Trabalho / BH-MG, na Secretaria de Estado do Turismo/MG, na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, na Casa Fiat de Cultura, dentre outros.
Obras em acervo
Internacionais:
Sua obra está representada em diversos e importantes acervos do Brasil e do exterior, como da Fundación Albéniz – Escuela Superior de Música Reina Sofia / Espanha, e do Ministério da Cultura da China.
Ásia e Oceania:
A partir de 2011, o Artista, a convite, passa longas temporadas entre Ásia e Oceania, onde produz pinturas e realiza exposições. Internacionalmente, expôs em museus, instituições oficiais ou galerias importantes em Buenos Aires / Argentina.
Santiago / Chile; Miami (três vezes), Chicago e Nova York / EUA; Wellington e Auckland (duas vezes) / Nova Zelândia; Berlim / Alemanha (duas vezes); Madri / Espanha; Gaia / Portugal; Taipei / Taiwan ( com a presença, na inauguração, de Embaixadores de 10 países); Atami, Kyoto e Tóquio / Japão
Hangzhou e Pequim (duas vezes) / China, onde recebeu o título de “Embaixador da Boa Vontade”, da V Love Foundation.
Paris:
Convidado, cria pintura para a Editora L’Harmattan, como logomarca da coleção Les Philosophes – Artistes. Paris, França, 2017.
Expo. na Casa Fiat em BH:
Em 2015, realiza importante exposição Fernando Pacheco – Atelier Em Movimento na Casa Fiat de Cultura (sendo o primeiro artista brasileiro vivo a expor nesta instituição) / Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte.
O Artista integrou a G-Onze (Associação Para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura). Com sede em São Paulo, é composta por expoentes da arte brasileira.
Centro Artes
Fernando Pacheco:
Em Belo Horizonte, foi criado o CAFP – Centro de Arte Fernando Pacheco, que foi inaugurado com o ARTPAM, evento multiartístico, que reuniu artistas expoentes em apresentações de diversos gêneros de arte.
De acordo com o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, “Fernando Pacheco tem seu espaço definitivamente marcado no Movimento Artístico Nacional”.
Comments