top of page

O LIDE MG promoveu, na sede FIEMG, o Summit de Minas & Energia, um encontro estratégico que reuniu empresários, autoridades e especialistas. Na pauta os desafios e oportunidades da mineração e energia

  • Foto do escritor: joaocarlosamaral
    joaocarlosamaral
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura
ree

A empresária Patrícia Leiva, CEO do LIDE Minas e o governador Zema, que reforçou durante sua fala, o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável, inovação e competitividade do setor energético e mineral.


ree

ree

ree

ree

ree

O painel de abertura, com o tema “O papel da mineração na transição energética, sustentabilidade e governança da atividade”, reuniu grandes nomes do setor, como:

1.Paulo de Tarso, Procurador-Geral do Estado de Minas Gerais

2.Marília Carvalho, Secretária de Estado de Meio Ambiente

3.Gabriel Guimarães, sócio da Galápagos Capital

4.Rosane Santos, Diretora de Sustentabilidade da Samarco

5.E Thiago Toscano, CEO da Itaminas Mineração.


O debate abordou a importância da governança, inovação e responsabilidade socioambiental, reforçando o papel de Minas Gerais como referência em mineração responsável.


O PAINEL 2:

intitulado “O futuro da matriz energética brasileira: inovação, tecnologia e investimentos”, contou com a participação dePatrícia Boson, Diretora de Estratégia e Inovação da CEMIG

Sérgio Lopes, Vice-Presidente de Comercialização da CEMIG

e Caio David, Diretor de Negócios e Energia do BMG.


Os palestrantes discutiram os caminhos da transição energética no Brasil, destacando soluções inovadoras, novas tecnologias e oportunidades de investimento que podem fortalecer a matriz energética do país de forma sustentável e eficiente.


ree

O ANFITRIÃO


ree

O evento, nesta segunda-feira (29), marcou um momento de intensa troca de experiências e reflexões sobre inovação, sustentabilidade e investimentos estratégicos.


ree

ree

Um dos participantes de destaque foi o presidente da ALAGRO (Academia Latino-Americana do Agronegócio) Manoel Mário de Souza Barros.


Ele fez uma abordagem destacando a sinergia entre a mineração e o agronegócio, ou seja, o agro tem tudo a ver com este setor econômico.


Chamou a atenção para o fato de que o Brasil depende da importação de 85% dos fertilizantes para sua agricultura.


Então com essa aproximação da mineração com o agronegócio tem condições de fazer práticas sustentáveis, beneficiando agricultura regenerativa.


Destacou ainda a importância neste contexto de produtos minerais como o silício, que fortace as plantas, além dos mineralizantes como o pó de rocha, pó de basalto usados na recuperação dos solos, que ajudam o Brasil sair da condição de refém dos fertilizantes importados -concluiu Manoel Mário, presidente da ALAGRO.


ree

ree

ree

Com um formato que uniu painéis temáticos, networking e troca de experiências, o Summit do LIDE Minas consolidou-se como um espaço estratégico para debater o futuro do setor energético e mineral no Brasil, promovendo a conexão entre líderes nacionais e internacionais.


O LIDE segue cumprindo sua missão de conectar líderes e gerar oportunidades de negócios, fortalecendo Minas Gerais e o Brasil como protagonistas em setores estratégicos e inovadores.

 
 
 
bottom of page