“Hoje é um dia muito especial de reconhecimento aos industriais que fazem a diferença em seus setores”,afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), durante a cerimônia do Dia da Indústria 2023.
O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (25/05), reuniu empresários e autoridades em uma solenidade de celebração das conquistas do setor produtivo mineiro.
No ano em que a FIEMG comemora seus 90 anos de atuação na melhoria do ambiente de negócios do estado, o líder empresarial destacou a importância da instituição, que se tornou referência no mercado por oferecer soluções que transformam a indústria mineira em um setor competitivo e sustentável.
“A FIEMG é a casa da indústria, oferecendo parcerias que geram valor e são fundamentais para impulsionar o setor em todo o país”.
René Wakil Júnior, vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e presidente da Citerol Comércio e Indústria de Tecidos Roupas S.A, foi outro homenageado do evento. O empresário recebeu a Comenda Ordem do Mérito da CNI. “Estou muito feliz e agradecido pelo reconhecimento”, agradeceu.
O crescimento do setor industrial se dá por meio de pessoas - Aroldo Teodoro Campos, diretor presidente do Grupo Ematex, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG), membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o título de Industrial do Ano 2023.
“É uma honra receber essa homenagem e compartilho esse reconhecimento com todos os amigos industriais mineiros, verdadeiros guerreiros.
Na minha mineiridade, herdada de meu avô boiadeiro e meu pai catireiro, aprendi que sábio é ser simples, humildade é virtude e discrição é a obrigação de um bom mineiro” disse em seu discurso de agradecimento.
O líder empresarial também pontuou os desafios de empreender no Brasil, destacando alguns pontos de melhorias essenciais no ambiente de negócios brasileiro.
“Um deles é a Reforma Tributária, um pleito antigo do setor produtivo que esperamos que ela seja aprovada em breve”, comentou, lembrando de outro gargalo para o setor produtivo: a desoneração da folha de pagamento.
“Boa parte do custo Brasil provém da folha de pagamento, a nossa força de trabalho é muito onerada e isso enfraquece nosso potencial e competitividade”, afirmou.
A Federação mineira também entregou aos empresários que se destacaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo de Minas Gerais, a comenda Mérito Industrial.
Conheça neste Link os homenageados do Dia da Indústria 2023.
O evento contou com a presença de autoridades como Fuad Jorge Noman, prefeito de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marília Melo, secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, empresários, lideranças associativistas, deputados estaduais e senadores.
Nas salas de aulas,
os portadores do futuro
O SESI e o SENAI-MG realizam um importante papel na formação de crianças, adolescentes e jovens adultos.
Seja por meio do Ensino Fundamental, em suas modernas escolas, ou pelo Ensino Técnico, reconhecido nacionalmente por sua qualidade, as duas entidades têm em comum o cuidado e o apreço ao pavimentar o futuro de nosso país.
A FIEMG prestou homenagem aos profissionais e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram em 2022.
“Os bons resultados conquistados pelos nossos alunos são, sem dúvida nenhuma, fruto do trabalho de nossos educadores, que se dedicam ao crescimento desses jovens e de nosso país”, disse Flávio Roscoe ao entregar o certificado Portadores de Futuro aos profissionais que atuam em diversas áreas do ensino.
“A educação é compromisso de longa data, que começou com os visionários e pioneiros fundadores do SESI e do SENAI”, pontuou, anunciando, o investimento na construção, nos próximos três anos, de mais 25 escolas SESI que atenderão milhares de alunos em todo o estado.
Neste ano, a Rede SESI de Educação recebeu quase 33 mil matrículas e seus alunos alcançaram excelência nas competições escolares, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia em que 18 unidades foram premiadas.No Concurso Canguru de Matemática, 109 alunos foram premiados, sendo 78 com medalhas de ouro.
Já na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foram 40 premiações, e no 1º Desafio Bebrás Brasil 2022, Competição Internacional de Pensamento Computacional 2022, foram 33 premiados.
Os resultados dos alunos SESI-MG no ENEM não poderiam ser diferentes: foram 557 aprovações em vestibulares em 2023.
O SENAI-MG somou, em 2023, mais de 90 mil matrículas em seus cursos, e no ano passado, a instituição atendeu mais de 2000 indústrias com o programa Aprendizagem Industrial.
O Projeto Trilhas de Futuro, presente em 64 unidades em todo o estado, ofertou 44 cursos técnicos em mais de 2 mil turmas.
No programa Saga SENAI de Inovação em 2022 foram 11,9 mil ideias postadas para desafios de Grand Prix com o envolvimento de 42,6 mil alunos. O Desafio SENAI de Projetos Integradores teve 3 mil projetos postados com o envolvimento de 12,2 mil estudantes.
Os alunos SENAI-MG também foram destaque na Seletiva Nacional WorldSkills 2022 e trouxeram para Minas Gerais 14 medalhas de ouro.
Imprensa
Jornalismo FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais
Comments