O evento acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado na Serra Gaúcha. Espera receber 15 mil participantes nesta edição, que terá 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais.
Em uma reunião-almoço com membros do Conselho de Turismo da Fecomércio e convidados, os CEOs do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, apresentaram a 35ª edição do evento na manhã do dia 12 de setembro.
O encontro, comandado pelo coordenador do Contur e vice-presidente setorial de Hospitalidade e Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez, e pelo vice-coordenador do Contur e também vice-presidente da Fecomércio-RS, Sérgio Cogoy, também teve a participação do secretário de Turismo do Nova Petrópolis, Rodrigo Santos, e da assessora econômica da Fecomércio-RS, Giovana Menegotto.
Com a preparação da 35ª edição a todo o favor, Marta relembrou fatos marcantes do evento para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente no Rio Grande do Sul e em Gramado.
“Sem pretensão alguma, preciso destacar que sim, nós nos diferenciamos das demais feiras de turismo.
Acreditamos no potencial turístico da nossa terra, Gramado e fizemos muito mais”, afirma a empresária.
O Festuris foi a primeira feira a trabalhar a segmentação turística, a fazer o mercado entender que turismo não é apenas viagem de lazer; também a primeira feira a trabalhar inclusão e a acessibilidade; startou o trabalho com a comunidade LGBT, fazendo um chamamento para este segmento; alavancou o segmento de luxo que hoje está mais do que consolidado e, além disso, atua com ações de sustentabilidade ambiental e social, também, na comunidade local.
“O turismo é feito por pessoas e as pessoas produzem de forma igual.
Ao longo desses anos fomos nos diferenciando no sentido de mostrar que o turismo é uma atividade que, até então, poderia ser um vagão na roda da economia.
Mas hoje nós somos uma grande locomotiva, e o futuro, que é amanhã, está nos dando essa resposta dia a dia do posicionamento do turismo em termos de desenvolvimento econômico e social”, completa Marta.
E falando em capital humano como a chave da transformação, tema central desta edição do Festuris, Zorzanello enfatizou as experiências e as oportunidades que os participantes terão para aumentar o conhecimento.
O evento acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, e espera receber 15 mil participantes nesta edição, que terá 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais.
“Entendemos que o Festuris se tornou um patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, porque não tem como mensurar, por mais que a gente passe aqui os números e diga o impacto econômico, volume de negócios gerados, número de participantes, isso é muito pequeno, diante de tudo o que o Festuris proporcionou de novas oportunidades de crescimento, de desenvolvimento para tantos destinos, para tantas empresas, para tantas pessoas ao longo dessas 35 edições”, disse Eduardo finalizando a apresentação.
Em sua manifestação, o vice-presidente setorial de Hospitalidade e Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez, pontuou a relevância do Festuris.
“Prazer imenso para nós recebê-los, pois vocês são uma referência do turismo brasileiro e internacional. É muito importante vocês nos mostrarem aquilo que nós conseguimos como conquistas, e aquele desafio que nós enfrentamos com muita sabedoria.
Nós trabalhamos, não é por dinheiro, nós trabalhamos por reconhecimento social. E isso vocês têm atingido plenamente e cada vez fica melhor”, conclui.
Comments