1/2

Pela primeira vez,uma mulher, a promotora de Justiça Larrisa Amaral, assume a presidência da AMMP.


Em seu discurso, a nova presidente da Associação Mineira do Ministério Público, a Promotora de Justiça LARRISA RODRIGUES AMARAL começou dizendo:

“A história da AMMP continua. É com muita honra que farei parte de mais um de seus capítulos presidindo a Associação Mineira do Ministério Público com seus 68 anos marcados por lutas e conquistas.


Casa que sempre será o palco da afirmação da instituição ministerial.


A importância e grandiosidade da nossa entidade de classe é fruto do trabalho e dedicação de todos ex-presidentes, ex-diretores, associados, membros da ativa e aposentados que participaram de sua construção e solidez, sempre fieis aos seus ideais.


Aqui conosco, representando os ex-presidentes da Associação e que teve a oportunidade de abrir a solenidade, temos o ex-presidente da AMMP e da nossa entidade nacional, a CONAMP, o ex-Corregedor-Geral, professor e historiador, Dr. Joaquim Cabral Netto, que lança luz ao presente ao firmar, em nossa memória, a longa jornada de acertos e desacertos, servindo como guia para decisões nas encruzilhadas do caminho.


Seus relatos, Dr. Cabral, vindos de quem é a própria história, regados de bons cafés, são, para mim, verdadeiros conselhos de vida.


Muito obrigada. Dr. José Silvério Perdigão, nosso presidente hoje, amanhã e sempre, que traz o espírito associativo no seu sangue.


Que nos faz lembrar todos os dias como somos temporários no exercício da função e que uma grande liderança, como você é, deve ser exercida despida de qualquer vaidade, que cega e altera nossa percepção da realidade.


Obrigada por me abrir portas quando integrei os quadros da diretoria sob a sua presidência como segunda vice-presidente. Obrigada por confiar em mim.


Presidente Enéias, eu poderia ficar falando horas e horas das suas inúmeras qualidades. Preparado, extremamente inteligente, daqueles que não se perdem em debates acadêmicos e teóricos porque possui habilidade, como poucos, de solucionar problemas, com a coragem que se espera de um grande timoneiro.


Eu compartilhei ao seu lado momentos variados de grande pressão.


E mesmo nos casos mais complexos, sempre com bastante ponderação e equilíbrio, ouvia a voz do seu coração para entregar sempre o melhor.


Manteve a união da classe e honrou todos os dias o papel histórico de nossa entidade. Que privilégio meu receber a presidência de suas mãos, meu amigo. Sua jornada é longa e vitoriosa. Siga sua estrela na confiança de que jamais estará sozinho.


Ombreada por estes grandes homens e inspirada por tantos outros colegas de bom coração, assumo com grande responsabilidade a presidência da AMM,P após expressiva votação da classe em chapa única inscrita, demonstrativa do reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos.


Retribuirei toda confiança com muito trabalho e dedicação. Firme no compromisso na luta inarredável pela preservação da independência e autonomia do Ministério Público, afastando qualquer tentativa de seu enfraquecimento.


Com a união da classe, fundamental para reafirmar a nossa força e nossa unidade, seguiremos na necessária interlocução institucional por meio do transparente e independente diálogo com a administração superior, do respeitoso relacionamento com a nossa casa correcional, do caminho irmanado com a magistratura e nossa associação coirmã, a Amagis no enfrentamento dos desafios comuns e do imprescindível diálogo com os Poderes Executivo, Legislativo, sociedade, imprensa e demais instituições.


E da atuação conjunta com a CONAMP, associações afiliadas e demais entidades de classe.


Avançaremos na pauta do fortalecimento e valorização do Ministério Público.


A autonomia e independência do Ministério Público são fundamentais para que os membros possam exercer seu papel constitucional livre de qualquer tipo de ingerência.


Sem Ministério Público forte e independente, não há democracia. Primaremos ainda por uma gestão eficiente, com canais modernos de comunicação e de aproximação com os associados, ouvindo a classe e prestando serviços a cada dia com mais qualidade, mantendo a robustez do nosso plano de saúde e de nosso patrimônio.


Tudo isso, ladeada por nossos valorosos colegas que também tomam posse, hoje, integrando os conselhos Deliberativos da capital e do interior, o Conselho Fiscal e aqueles que partilharão comigo a Diretoria: Luz Maria, Vanessa Fusco, Júnia Balsamão, Fernanda Caram, que comigo, na condição de primeira mulher a presidir nossa Associação, seremos a diretoria com o maior número de mulheres em sua composição.


E Francisco Generoso, Fabrício Ferragini, Vinícius Bigonha e José Silvério Perdigão. Tenho só duas mãos, portanto, hoje, tomamos posse um time.


Peço, nas minhas orações a Deus, bênçãos naquilo que eu posso fazer. Emocionada e com muita alegria, como diz Guimarães Rosa: ‘qual é o caminho certo da gente? Nem para frente, nem para trás, só para cima’. Muito obrigada.”



Empossados

Presidente – Larissa Rodrigues Amaral

1ª vice-presidente – Luz Maria Romanelli

2º vice-presidente – Francisco Chaves Generoso

3º vice-presidente – Fabrício Marques Ferragini

4º vice-presidente – Vinicius Bigonha Cancela Moraes de Melo

1ª diretora administrativa – Vanessa Fusco Nogueira Simões

2ª diretora administrativa – Fernanda Caram Monteiro

1º diretor financeiro – José Silvério Perdigão de Oliveira

2ª diretora financeira – Júnia Barroso Oliveira Balsamão


Conselho Deliberativo da Capital

Iraídes de Oliveira Marques

Josélia de Almeida Santos

Luiz Alberto de Almeida Magalhães

Marcos Viola de Carvalho

Patrícia Ribeiro de Oliveira

Paulo Roberto Moreira Cançado

Reivany Jabour Ribeiro


Conselho Deliberativo Interior

Calixto Oliveira Souza

Fábio Soares Guimarães Filho

Fernanda de Paula Silva

Fernando de Abreu Mendes

Hélio Pedro Soares

Wagner Marteleto Filho

Samuel Saraiva Cavalcante


Conselho Fiscal

Antônio José Leal

Décio Monteiro de Moraes

Epaminondas da Costa

Flávia Mussi Bueno do Couto

João Paulo Fernandes

Júlia Matos Frossard.


Fonte:

www.ammp.org.br