Prefeito de BH Álvaro Damião nos recebeu quando passei às mãos dele um exemplar do livro AMAZÔNIA criado pelo Instituto ARTE BRASIL do empresário Cícero Yco. A obra tem 600 páginas+de 300 belas fotos
- 24 de mai.
- 2 min de leitura

O livro Amazônia, idealizado e coordenado pelo empresário e produtor cultural José Cícero, é uma obra monumental publicada pelo Instituto Arte Brasil (sediado em Belo Horizonte/MG).
Trata-se de um projeto editorial de luxo que celebra a maior floresta tropical do planeta através de uma perspectiva artística, ecológica e de valorização do patrimônio nacional.
Aqui está um resumo dos principais pontos da obra:
1. Proposta e Conteúdo
O livro é um registro iconográfico e documental profundo sobre a Região Amazônica. Ele combina fotografias de altíssima qualidade de grandes nomes da fotografia de natureza com textos reflexivos sobre a biodiversidade, a hidrografia, o ecossistema e a importância geopolítica e ambiental da floresta para o equilíbrio climático global. Além da fauna e da flora, a obra lança um olhar sensível sobre as comunidades ribeirinhas e os povos indígenas, guardiões desse território.
2. A Edição Quadrilíngue
Um dos maiores diferenciais do projeto é o seu caráter global e acessível internacionalmente. Visando levar a mensagem da preservação e da beleza da Amazônia para o mundo, o livro foi traduzido e impresso em quatro idiomas:
Português
Inglês
Espanhol
Francês
Essa abordagem permite que a obra sirva tanto como um documento de conscientização global quanto como um sofisticado "livro de arte" (coffee table book) exportado para bibliotecas, embaixadas e colecionadores de diversos países.
3. O Papel de José Cícero e do Instituto Arte Brasil
José Cícero: Empresário e produtor cultural de Belo Horizonte, é a mente por trás da viabilização do projeto. Conhecido por coordenar grandes publicações de valorização do patrimônio histórico, artístico e natural do Brasil, ele capitaneou a captação de recursos, a curadoria e a articulação institucional para tornar a obra realidade.
Instituto Arte Brasil (BH): A instituição atua como a plataforma realizadora, utilizando frequentemente as leis de incentivo à cultura (como a Lei Rouanet) para aproximar o setor empresarial do patrocínio a projetos de preservação de memória e identidade brasileira.
Em resumo:
Amazônia não é apenas um livro fotográfico; é um manifesto cultural e ecológico de padrão internacional. Sob a liderança de José Cícero, o Instituto Arte Brasil conseguiu criar uma vitrine quadrilíngue que exporta a grandiosidade e a urgência da preservação da Amazônia para o resto do mundo.






Comentários