top of page

Prefeituras na Zona da Mata mineira investem em governos digitais. Webinar das Cidades Digitais.




Webinar das Cidades Digitais da região, que compartilhou ações tecnológicas, soluções para cidades inteligentes e políticas públicas do Ministério da Economia, reúne representantes de mais de 50 Prefeituras


As Prefeituras da Zona da Mata mineira têm apostado na tecnologia para oferecer facilidades aos cidadãos e desenvolver as localidades.


Foi o que destacaram prefeitos e gestores públicos durante o Webinar das Cidades Digitais da região, na manhã desta terça-feira (08), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).


O evento online, que compartilhou as ações tecnológicas implantadas pelos municípios da região, soluções para cidades inteligentes e políticas públicas, reuniu representantes de mais de 50 Prefeituras.


“A tecnologia passou a ser imprescindível neste momento em que pandemia acelerou a necessidade de transformação digital.


Seja cidade digital, conectada ou inteligente não dá mais para voltar atrás.


Por isso, o objetivo desse evento é trazer informações e conhecimentos que possam inspirar, sobretudo, a implantação ou a reformulação de projetos na área”, resumiu o diretor da RCD, José Marinho.


No país em que possui a quarta maior população conectada do mundo, o gerente da Rede Gov.br da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Régis Oliveira , ressaltou a importância do setor público disponibilizar, cada vez mais, serviços na palma da mão do cidadão.


São 153 milhões de usuários conectados onde 99% dos acessos são realizados por meio de dispositivos móveis. “Isso nos diz muito sobre a sociedade e o que ela espera do governo.


É uma sociedade que já estabelece relações pelo meio digital, ela faz compras, pagamentos e se comunica, sobretudo, pelo digital.


É mais do que uma necessidade, é uma obrigação dos governos irem nessa direção”, observa Oliveira.


O representante do Ministério da Economia no encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, trouxe plataformas disponíveis para apoiar o processo de transformação digital nos municípios, entre elas para autenticação de usuários, assinatura eletrônica e prova de vida digital.


“Temos tratativas para apoio de financiamentos junto a agentes de fomento, o módulo de capacitação temos diversos cursos que foram

cursos que foram desenvolvidos em parceria com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e também apoio metodológico que é o Guia de 10 Passos para Transformação Digital”, enumera o gerente sobre os benefícios aos municípios que aderirem à Rede Gov.Br.

Inovações nas cidades - Ubá é uma das localidades mineiras que investe na modernização da administração municipal com a meta, conforme ressaltou o prefeito Edson Teixeira Filho, de posicionar a cidade entre as mais inovadoras e criativas do Brasil.


“Hoje o nosso mapeamento do município, com georreferenciamento, nos dá muito mais segurança no trabalho com a população, nos nossos projetos, com os processos de liberação de construção, de diversas atividades da Prefeitura, já são feitos exclusivamente pela internet”, comentou o prefeito,

citando ainda inovações na área de iluminação pública e digitalização de documentos.


O investimento em tecnologia na Segurança Pública também tem ajudado a reduzir os índices de criminalidade, segundo o prefeito, através do programa Olho Vivo.


“E nesse momento estamos trabalhando junto com o nosso consórcio regional para estender a todos os municípios o chamado cercamento eletrônico”, adianta.


Em Juiz de Fora, o primeiro passo para a transformação digital começou com a junção da administração municipal e o setor de tecnologia da Prefeitura, segundo a secretária de Transformação Digital e Administrativa de Juiz de Fora, Ligia Inhan.


“Um dos grandes passos dessa gestão foi realmente trazer a TI de uma forma de pensamento estratégico.


Sem essa colocação da tecnologia da informação como uma função estratégica realmente não há transformação digital”, analisa a secretária, destacando a implantação do projeto Prefeitura Ágil. “E hoje temos mais de 70% dos serviços que atendem a população estão nessa plataforma digital”.


Lima Duarte

A prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, também frisou o papel da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Ela destacou a informatização da Saúde e setores como Educação, Transparência e Segurança Pública.


“Acredito na tecnologia do bem, que vem trazer e melhorar a vida na zona rural. Conectar é importantíssimo”, argumentou a prefeita.


O evento teve a parceria da S.Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, Sonner, 1Doc e Betha Sistemas.


Fonte:


Assista ao evento na íntegra:

تعليقات


bottom of page