top of page

Startup SAM, de Belo Horizonte, ganha 1º lugar na principal premiação do país


Fernando Pena (diretor executivo)


Após um quarto lugar no ano passado, a SAM - Solução Autônoma de Monitoramento conquistou o topo do "Ranking 100 Open Startups 2021" na categoria IoT (Internet das coisas); empresa tem apenas cinco anos de mercado e é especializada em soluções para segurança em locais de acesso reduzido, como canteiros de obras, no campo ou na cidade

Se você visitar uma obra ou alguma mineração, pode ser que se depare com um “robô”, parecido com aqueles enviados à Marte.


Trata-se do SAM24H, um trailer móvel que foi desenvolvido com o desafio de proteger locais sem infraestrutura, mas que pudesse ser ágil e eficiente, criado utilizando os conceitos de software e hardware.


O hardware é o trailer que entrega energia e mobilidade (com um poste para as câmeras e a comunicação); o software é um sistema de IA (inteligência artificial), que consegue enviar em tempo real, 24hs por dia, todos os dias do ano, imagens para a segurança do local, utilizando a rede 4G das operadoras de celular.

E é de Belo Horizonte que vem a SAM24H - Solução Autônoma de Monitoramento, atual líder do Ranking 100 Open Startups 2021 na categoria IoT (Internet das coisas).


Essa é a principal premiação do país que reconhece e conecta as startups mais atraentes com o mercado corporativo brasileiro. O prêmio foi divulgado no final de outubro durante um evento virtual (https://www.youtube.com/watch?v=h93ZcW8reic - minuto 53').

O QUE A SAM FAZ

Diante da inovação tecnológica cada vez mais presente no mercado de segurança, a SAM24H projetou e desenvolveu uma solução que preserva a integridade física, reduz o custo operacional e possibilita às empresas -por exemplo mineradoras e construtoras- monitorar locais remotos e de difícil acesso, em áreas urbanas ou rurais.

A SAM24H desenvolveu um software baseado em IA (inteligência artificial) que detecta e examina movimentações, processa as imagens nas nuvens e envia os eventos para sua central de monitoramento 24hs, que faz toda a gestão de segurança e visual do local.


Em caso de alerta, o responsável pelo local é comunicado e o alarme luminoso e sonoro é ativado e uma equipe é enviada ao local. O veículo móvel de pequeno porte é equipado com placas fotovoltaicas, receptor de rede wi-fi ou de celular, câmeras 360º de alta definição e sirenes e software analítico constantemente atualizado.

O diferencial, comparado a outros sistemas de segurança, é que o "trailer" de monitoramento é entregue para o cliente pronto para ser usado, com a facilidade do sistema plug and play, bastando ser posicionado e ligado.


A SAM24H desenvolveu este modelo de segurança e gestão de obras para que seja adequado a situações em que não há necessidade de monitoramento constante: um canteiro de obras enquanto durar a construção, um evento esportivo ou até mesmo uma atividade cultural de grande porte na cidade.

Dessa forma, é dispensada a instalação de uma grande infraestrutura, que demanda passagem de cabos e equipamentos específicos, para um tempo mínimo de uso.


A ideia é que o aparelho possa ser alugado por empresas, organizadores de eventos e até mesmo pelo poder público.

SOBRE A SAM

Idealizada pelo arquiteto Fernando Pena, a SAM iniciou suas atividades em Belo Horizonte no ano de 2016, sendo uma Spin Off da empresa Premier Soluções em segurança, que atua há mais de 10 anos em todo território nacional.


Um ano antes, o projeto foi incentivado pelo prêmio Inova Talentos/Sebrae/Fiemg, que fomentou a iniciativa e capacitou dois engenheiros recém-formados (elétrica e computação) para trabalhar no projeto durante 12 meses, antes de começar a ser comercializado.

Hoje, a SAM24H possui mais de 30 funcionários, atuando em 8 estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Pará e Espírito Santo) e tem mais de 100 sistemas ativos em funcionamento para atender empresas do porte da Vale, Nexxa e MRS.


E além da Milplan Engenharia, Salum Construções, CIMCOP SA, Construtora Barbosa Melo, MIP Engenharia, Aterpa, Civil Master, Grupo Santanna e Tecnosonda entre outros.

O faturamento da SAM24H cresceu mais de 150% de 2020 para 2021, sem receber nenhum aporte externo, apenas com recursos próprios.

RANKING 100 OPEN STARTUPS 2021

A SAM já tinha conquistado um quarto lugar no ano passado. De acordo com dados da premiação, apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último período, sendo declarados 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, enquanto em 2020 foram 13.433.


Das mais de 18 mil startups cadastradas, 2.414 tiveram contratos de open innovation com corporações validados para o Ranking 2021, contra 1.310 em 2020, ou seja, mais de 1.000 novas startups geraram impacto nas cadeias tradicionais apenas neste ano.


Isso mostra que as corporações estão renovando as suas cadeias de fornecimento, incluindo, cada vez mais, as startups em seus processos.


Outro fato relevante do Ranking deste ano é em relação à renovação das startups. Dentre as premiadas de 2021, 40% são novas quando comparadas ao Ranking 2020. Além disso, 109 startups estão aparecendo no Ranking pela primeira vez para o mercado.

SOBRE A 100 OPEN STARTUPS

A 100 Open Startups é a plataforma pioneira e líder de Open Innovation, dedicada a mapear, classificar, ranquear, conectar e apoiar startups em ecossistemas corporativos de inovação.


Desde 2008, contribui no fomento e aprimoramento da open innovation com startups no Brasil, por meio da Open Innovation Week - Oiweek, e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora e mensura a evolução dessa prática no país.

Comments


bottom of page