top of page

1/2

Temporada de liquidações para lojistas e consumidores. Com descontos que chegam a até 70%

"Para o comerciante, é o momento ideal de girar o estoque, fazer caixa e se preparar para a próxima temporada. Já para o consumidor, especialmente aquele que não conseguiu realizar suas compras na Black Friday e no Natal, é a chance de adquirir produtos com desconto.


Essas promoções beneficiam a atividade econômica e incrementam o comércio”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.


Com descontos que chegam a até 70%, a corrida às lojas é marcada pela busca de produtos que não foram comprados na Black Friday ou Natal.


Apesar dos preços atrativos e movimentação da economia, consumidor deve ficar atento à saúde financeira

 

O comércio varejista da capital mineira já vive a tradicional temporada de liquidações do mês de janeiro.


Com descontos que chegam a até 70%, as promoções beneficiam lojistas e consumidores.


Para que a temporada de promoções e compras seja benéfica para todos, alguns cuidados devem ser tomados por lojistas e consumidores. A economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, destaca algumas precauções:


Cuidado com a parcelas

“Muitas vezes o consumidor atenta-se somente ao valor da parcela, mas não analisa o real impacto em seu orçamento.


Por isso, é importante entender o quanto essa parcela compromete a renda e estabeleça um limite, pois quanto maior o número de pagamentos, maior o tempo de orçamento comprometido”, orienta.


Condições de pagamento

“O ideal é que o consumidor, sempre que possível, opte pelo pagamento à vista.


Mas caso não consiga,  é muito importante ficar atento aos juros do parcelamento, o quanto eles irão aumentar o valor final do produto e tentar negociar com o lojista, condições que sejam benéficas para os dois lados”, aconselha Ana Paula Bastos.


Monitore os preços

“É muito importante que o consumidor acompanhe o histórico de preços do produto que deseja comprar, pois, assim ele saberá se, de fato, o desconto vale a pena. Além disso, é fundamental evitar compras por impulso que, em curto e médio prazo, irão comprometer o orçamento e, até mesmo, levar à inadimplência”, alerta.


Lojistas devem ter atenção

“Antes de realizar as promoções, o comerciante deve avaliar a saúde financeira do seu negócio e entender se ele, de fato, tem condições de participar dessas ações.


É muito arriscado promover liquidações sem avaliar a real situação de seu negócio. Por isso, é preciso cautela, pés no chão e não se deixar levar por ações realizadas por outros comerciantes. Cada lojista tem sua realidade e ele deve se atentar a ela”, afirma a economista.


Fidelizar clientes e atrair novos

“Essa temporada de liquidações é excelente para fidelizar os clientes antigos e atrair novos. Por isso, é importante realizar promoções atrativas, benefícios exclusivos e, sobretudo, atendimento de qualidade.


Este é o momento em que você fisga o novo cliente e o faz querer voltar. Já com o antigo, você estreita os laços por meio de condições especiais e vantajosas”, explica Ana Paula Bastos.


Fonte:

ASCOM CDL/BH


bottom of page