top of page

Tribunal de Justiça de Minas. Presidente recebe painéis estratégicos e estatísticos


• 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida, apresenta informações referentes à 2ª Instância

• Presidente Gilson Lemes acompanha apresentação dos painéis estratégicos e estatísticos do Tribunal de Justiça O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta terça-feira (2/2), os painéis estatísticos e estratégicos com números da Justiça de 2ª instância, desde 2018 até o ano passado.

O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional da 2ª Instância (Cienjur) e apresentado pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida.


• O objetivo dos painéis é gerar ferramentas para controle e gerenciamento do acervo processual das câmaras por parte dos desembargadores e servidores. Os painéis apresentam, além de dados históricos, toda a tramitação processual consolidada de 2020, tais como: acervo, distribuição, julgamento e baixa de feitos originários e recursais de primeira instância, além da evolução do quantitativo de feitos eletrônicos. Segundo o presidente Gilson Lemes, os painéis são de grande importância para decisões em sua gestão, pois trazem números relativos aos feitos distribuídos, julgados e baixados na Corte Mineira.


• "Gostaria de destacar que estes painéis vão nos ajudar muito na tomada de decisões, pois temos visibilidade perfeita dos processos que estão sendo distribuídos e dos que estão em trâmite no TJMG", disse o presidente. O presidente Gilson Lemes exemplificou que, em plena pandemia, foram distribuídos 228.437 processos, com julgamentos de 257.910 processos e baixas de 255.099 feitos.


• "Percebemos o quanto fomos efetivos na prestação jurisdicional, pois nossos magistrados conseguiram julgar mais processos em comparação com os que foram distribuídos", afirmou.

• Transparência "As informações são importantes não apenas para nós do Tribunal, mas também para o público que se informa sobre o conteúdo dos julgamentos e dos processos que tramitam no Tribunal de Justiça de Minas Gerais", disse o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida. De acordo com o desembargador, é fundamental que todo o trabalho seja feito com transparência para que os projetos e metas do TJMG sejam alcançados.


• "Temos que atingir um alto grau de eficiência na prestação dos nossos trabalhos e as estatísticas são fundamentais para projetarmos ações, sempre na busca de melhores resultados" frisou. Para ele, os painéis estratégicos e estatísticos possuem dupla função, "pois atendem ao mandamento constitucional de uma administração mais transparente e democrática e, também, instrumentalizam a administração do TJMG com ferramentas para o adequado gerenciamento da Corte Mineira, estando inseridos nas ações do Programa Justiça Eficiente (Projef), criado pela atual gestão do desembargador Gilson Lemes". As estatísticas são de grande importância para a atual gestão do desembargador Gilson Lemes

Presenças A apresentação do desembargador José Flávio contou com as presenças do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, do superintendente Administrativo Adjunto, desembargador José Arthur Filho.


• Do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, do 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira de Carvalho, do juiz auxiliar da presidência, Rui Magalhães Almeida, do juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Ricardo Véras, e do juiz auxiliar da 1ª vice-presidência, Rodrigo Martins Faria. Também estiveram presentes a diretora de Suporte a Prestação Jurisdicional, Alessandra Campos, a diretora Judiciária do Tribunal, Cátia Lalúcia, o administrador dos Painéis Estratégicos da 2ª Instância, Eugênio Zulmir, o gerente do Centro de Informações Processuais da 2ª Instância, Mauro Marques, e o secretário Executivo de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), João Victor Rezende. Fonte:

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG (31) 3306-3920 imprensa@tjmg.jus.br

Comments


bottom of page