top of page

Vem aí o livro “Moema, Doce Terra de Minas” obra post mortem do prof. Jacinto Guerra


Legenda foto: Jornalista Antônio Claret Guerra, irmão do autor e natural de Moema (MG) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda


Livro post-mortem de Jacinto Guerra

sobre turismo e cultura em Moema (MG)

Marcados os lançamentos do livro “Moema, Doce Terra de Minas” , inicialmente dia 12 de dezembro, às 10h00, na Prefeitura Municipal,, na Cidade objeto da obra, Moema, no Centro-Oeste do Estado, a 145 km de Belo Horizonte.


Em 2020, será inaugurada também uma Praça com o nome do saudoso Professor Jacinto Guerra, projeto-de-lei do Presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zé Grilo (PDT).


A seguir, dia 16 de dezembro, às 19h00, em grande solenidade em Belo Horizonte, no Hotel Dayrell, com a presença do ex-ministro da Justiça Ibrahim Abi Ackel, com quem Jacinto trabalhou em Brasília, deputado federal Paulo Abi Ackel (PMDB-MG) e outras autoridades. Haverá prestigiado coquetel com os excelentes vinhos uruguaios da Filgueira.


Pouco antes de sua morte, em fevereiro/19, Jacinto assim se manifestou sobre o Livro, no Facebook, em novembro/18:

“Esse livro, de enfoque universal, será uma agradável surpresa para leitores de Minas Gerais e do Brasil, especialmente cidadãos que se interessam pela arte e a cultura nas pequenas e médias cidades do mundo”.


Em março/2020, será em Brasília, no Congresso Nacional, com o apoio do presidente da Comissão de Turismo, deputado federal Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG).


O professor Jacinto Guerra, que viveu até os 84 anos, morreu inesperadamente em Brasília em fevereiro de 2019, antes do lançamento deste livro, sobre o qual vinha manifestando satisfação e entusiasmo em escrever.


Logo após saber da trágica notícia pelas redes sociais, o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, assim se manifestou:

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento desse senhor de 84 anos, que esbanjava jovialidade e que espalhava carisma e alegria de viver por onde caminhava.


Moema perde um brilhante cidadão honorário, de notável talento intelectual e de admirável bagagem cultural, que pelas linhas escritas do destino foi impedido de lançar sua mais recente e derradeira obra literária, “Moema – Doce terra de Minas”.


Guardaremos suas boas lembranças e seus sublimes exemplos de bem viver, de homem de coração bom e olhar altivo, que em tudo via encanto.”


Mensagem do Ministro

Ibrahim Abi-Ackel

“ O Prof. Jacinto Guerra foi meu assessor direto no Ministério da Justiça no período em que ocupei o cargo entre 1980 e 1985 em um período de grande efervescência política no país.


Naquele período, todas as grandes lideranças do País visitavam o Ministério em meio a muitos entendimentos políticos necessários para a redemocratização que ajudamos a promover. Jacinto foi um dedicado e competente auxiliar que muito me ajudou, contribuindo para o êxito de nossos propósitos e para o bem do Brasil”


Mensagem do

deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB - MG)

“ Lembro-me do Professor Jacinto Guerra ainda garoto quando ele dirigia o Instituto Santa Helena em Belo Horizonte, escola onde cursei o primário e parte do ensino secundário.


O Professor Jacinto era um diretor severo mas muito querido pelos alunos e professores. Anos mais tarde, já na adolescência fui revê- lo quando meu pai o nomeou para a alta assessoria do Gabinete do Ministro da Justiça, cargo que meu pai ocupou na década de 80 em um difícil momento da vida do país. O Professor Jacinto, com sua dedicação e competência, muito contribuiu para redemocratização”  



Comments


bottom of page