top of page

VOZES QUE LIBERTAM!!! A ressocialização de presos em Águas Lindas de Goiás através da música

O Coral VOZES QUE LIBERTAM é formado unicamente por detentos do regime fechado, e fará sua primeira apresentação ao público, para os servidores do Fórum de Águas Lindas, nessa segunda feira, 04/12/23, as 12h20, no plenário do júri do fórum de Águas Lindas de Goiás



A responsável pelas ações é a juíza de direito Claudia Andrade, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Águas Lindas.



A regência do coral fica a cargo do Dr Ilvan , advogado militante na comarca , que voluntariamente ensaia os detentos


Diz a Juíza Claudia Andrade:

"Eu sempre fui apaixonada pela música, e sou admiradora de quem tem o dom para cantar, e um dia eu estava em casa, e me veio a ideia de formar um coral formado somente por presos, e imediatamente eu compartilhei com o Dr Ilvan, advogado militante na área criminal da comarca, que instantaneamente aderiu a minha ideia e imediatamente iniciou a triagem dentro do presídio de detentos que soubessem ou tivessem aptidão para a música .



A escolha do regente foi o Dr Ilvan que pq alem de conhecer de música por ser levita da Igreja Assembleia de Deus, também conhece os processos dos detentos põe militar neles, na vara criminal.


Desde então, eles vem ensaiando todas as sextas feiras. E eu pensei por que não fazer a primeira apresentação do Coral para os nossos servidores do Fórum ?


E aí combinei com o regente do coral que adorou a ideia e os preparou para essa apresentação .


NO NATAL


Prossegue a Juíza Claudia Andrade:

" a apresentação será no plenário do Tribunal do Júri, na confraternização de Natal dos servidores, e eu entendo como um presente aos nossos servidores poderem contemplar em primeira mão a primeira apresentação do Coral.


Primeiro pq muitos servidores devem até trabalhado no processo criminal dos membros do Coral e por isso muito importante, ao meu ver, esses detentos buscando sua ressocializaçao por meio da música, que pode se traduzir como uma expressão da própria alma"


Eu entendo que não basta encarcerar, deve se oportunizar meios que favoreçam e estimulem de fato a ressocializaçao, que é um dos maiores sentidos da segregaçãoe privação da liberdade.


O reeducando tem que mudar a mente e perceber que a vida digna tem mais valor que a carrreira do crime e ao meu ver propostas assim, tem o condão de abrir a mente do preso.


Trilhando um Novo Caminho alcança reeducandos dos três regimes de cumprimento de pena : fechado, semi aberto e aberto



O principal objetivo do coral é sem sombra de dúvidas a ressocializaçao dos membros, e a música tem o condão de ser essa ponte, o que o levará de volta à vida em sociedade ao final de cumprimento da pena - destaca a Juíza Claudia Andrade, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Águas Lindas.



Comments


bottom of page